São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

A órbita do ex-Titã

DALMO MAGNO DEFENSOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

À moda do Beakman: os planetas descrevem órbitas elípticas, tendo o Sol em um dos focos (1ª lei de Kepler). O outro foco é um ponto abstrato, ao redor do qual o planeta faz a volta para retornar à vizinhança de nossa estrela regional.
Quando Arnaldo Antunes e os demais Titãs lançaram ``Sonífera Ilha", ele não me pareceu diferente dos autores de outros hits bobinhos da época, como ``Beat Acelerado" (Metrô), ``Como eu Quero" (Kid Abelha), e a simplória ``Ursinho Blau-Blau" (de quem?).
Como todas as bandas que batiam ponto no programa do Chacrinha, eles pareciam percorrer a congestionada órbita musical que possui um foco no pop descartável e outro no anonimato.
No entanto, o som dos Titãs ganhou massa no segundo LP, ``Televisão": ``Ocridê, fala pra mãe que tudo que a antena capta meu coração captura...", e mais ainda no terceiro, que revelou a face do destruidor: bichos escrotos, porrada. Neste ponto, acreditei saber precisamente a trajetória de Arnaldo: o segundo foco estava na agressividade -a mesma da molecada que eu vira urrando e batendo cabeça ao som de ``Polícia", em um show deles no Hollywood Rock de 88.
Porém, passa o tempo e Gal Costa grava ``Cabelo": opa, aquilo não era porrada, nem descartável. Mais recentemente, aparece uma bossa-nova, ``Alta Noite", no disco de Marisa Monte, e ficou sabendo pelo ``Vitrine", da Cultura, que é de Arnaldo a bonita e educativa canção do ``Castelo Rá-Tim-Bum": ``lava uma mão, lava outra...".
Enfim, não há órbita definível. O cara é poeta, e o tempo todo -com perdão da paráfrase- apenas finge estar onde deveras se encontra.
Mais Beakman? Titã, descoberto em 1655, é um satélite de Saturno.

Texto Anterior: Globo balzaquiana quer ser fina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.