São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O outono na propaganda

FRANCESC PETIT

A propaganda brasileira entrou de vez no outono, após anos de viver alegres primaveras, esplendorosos verões e até alguns terríveis invernos.
O outono é uma estação do ano cheia de peculiaridades, principalmente porque anuncia a chegada do próximo inverno. Daí é preciso tomar algumas precauções contra as pragas desta ``season", como larvas, lesmas, cupins, lacraias e muitos parasitas que fazem a sua festa nesta época na propaganda.
Uma agência de propaganda é como um jardim, precisa de cuidados periodicamente, e de um bom jardineiro. Assim como o jardim precisa permanentemente de água para irrigá-lo, a agência também precisa, principalmente para mantê-la limpa e higiênica.
O sol é indispensável ao jardim; uma agência criativa e moderna também deve ser aberta e ensolarada, sem quartos escuros ou cantos misteriosos. Onde se acumulam a sujeira do jardim é preciso queimá-las para que não criem bichos e insetos nocivos.
A primeira coisa é fazer as grandes podas nas árvores mais velhas, que mal suportam os galhos. As árvores sazonais precisam mais de poda para que dela brotem novos galhos, jovens, fortes e cheios de energia; as perenes igualmente precisam de cuidados, tirar os galhos secos e cortar aqueles que atrapalham a estética da árvore. Todo galho com tendência a se inclinar deve ser cortado pois tira a alegria visual da árvore.
Nas agências, têm muitas roseiras velhas e cansadas, tão afetadas que seus botões não abrem mais. Assim como num jardim, elas têm de ser podadas sempre.
É preciso tomar muito cuidado para não se machucar com seus espinhos, que, traiçoeiramente, sempre causam profundas feridas. Para isto recomendo que sempre se usem boas luvas emborrachadas e uma tesoura eficiente, com lâminas bem afiadas.
Nesta época, a tesoura é a grande protagonista. Não se deve ter pena das plantinhas inocentes, das trepadeiras atrevidas ou dos arbustos inconvenientes que devem ser retirados para melhorar a eficiência das plantas.
Não se deve deixar alterar a sua filosofia estética. Todo este material da poda deve ser picado numa trituradora e servir de alimento para o criadouro das minhocas que produzem o adubo.
Instalar um moderno sistema de computadores para irrigação automática do jardim, que dispare bem cedo e no pôr do sol. Como nas modernas agências, os computadores precisam começar a produzir às 8h e ir até a hora que for necessário. No outono, o tempo de irrigação pode ser reduzido, mas não eliminado, pois a água é fator imprescindível em um jardim.
Seguindo a boa tradição dos jardins mediterrâneos, é preciso reservar um espaço para uma pequena horta, tradição que data dos tempos medievais. Os temperos fazem parte dos ornamentos de um jardim; eles têm delicados perfumes e são sempre indispensáveis.
É como numa agência de propaganda, a criação é a horta do jardim; é lá onde o jardineiro se diverte, desfruta do caos bucólico da horta, criando suas mudas que darão grandes frutos e flores.
Além do mais, a horta é o segredo da boa cozinha, assim, nunca se esqueça de ter abundantes pés de alecrim, salvia, manjericão, etc., ingredientes indispensáveis para uma boa criação, seja gastronômica ou publicitária. É no talento de saber usar os temperos que se faz uma excelente propaganda.
Mesmo a horta sendo pequena, sempre existe espaço para algumas árvores frutíferas, como laranjeiras, mexericas e bananas tão doces e gostosas quando colhidas em casa, ótimas para preparar o ``brunch". Estão tão na moda que os publicitários oferecem aos clientes. Há também as jabuticabeiras, pés de mamão e carambolas para melhores tacadas nos negócios. Evite plantar abacaxis. Além de difícil devido ao solo necessário, em geral o resultado é uma experiência azeda. Os pepinos também devem ser evitados, pois em geral, têm sabor amargo...
A horta é lugar ideal para plantar novas mudas. O ideal é um canto de apoio ao jardim.
Mas o outono brasileiro é muito aprazível. E quando tomamos todos os cuidados e providências descritas acima, esta época pode se tornar uma segunda primavera com um jardim cheio de flores, principalmente as azaléias que se devem ter em abundância, fazendo do seu jardim uma festa digna de jornais, revistas e televisão.
A última coisa é tirar as parasitas do gramado (as famosas tiriricas tão abundantes nas agências), dar um leve corte na grama e cobrir com uma terra fofa e bem adubada. Certamente você terá os melhores jardim e agência do Brasil.
Certamente você terá uma próxima colheita na primavera bem cheia de verde...

Texto Anterior: Juros seguram crescimento
Próximo Texto: Gelo para esquentar as vendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.