São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Venda de pilha alcalina cresce mais

ARI V. GONZALIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Que o Plano Real movimentou positivamente, no último ano, os mercados de consumo, não resta dúvida.
Se nos detivermos a avaliar com mais cuidado alguns mercados acompanhados pela Nielsen, vamos nos deparar com algumas excentricidades.
Focalizando, por exemplo, o de pilhas de baterias de uso doméstico, acessório indispensável para acionar muitas das engenhocas modernas -que vão de brinquedos a sofisticados aparelhos eletrônicos portáteis- deparamos com dados surpreendentes. Especialmente no mercado de pilhas alcalinas, conhecidas como de longa duração.
Uma pilha alcalina dura em média de 6 a 7 vezes mais que as pilhas comuns, sendo que seu preço é em torno de 2,5 a 3 vezes superior.
Para entender o fenômeno Real, basta dizer que até 93 a soma das alcalinas era responsável por 5% a 6% do volume de vendas em unidades e por cerca de 12% do faturamento do mercado de pilhas. Tais índices, se não registravam estabilidade, apresentavam discreta evolução ao longo dos anos anteriores, sobre as pilhas comuns.
Entretanto, a partir do segundo semestre de 94, num movimento rápido e com grande intensidade nas taxas de crescimento, elas passam a representar, já no início de 95, 13% do volume de vendas e marcam a expressiva proporção de 27% sobre o faturamento total de pilhas.
Nesse período, as pilhas comuns amargam a grande perda de participação de mercado.
Traduzido em percentuais de variação sobre o volume de unidades consumidas, enquanto as pilhas comuns apenas mantiveram seus volumes inalterados em 94, os fabricantes de pilhas alcalinas comemoram um crescimento recorde, superior a 30% no ano.
Ainda resultante da escalada de consumo no final do ano, se tomarmos o último semestre, em comparação a igual período no ano anterior, os índices de crescimento são ainda mais surpreendentes: enquanto as pilhas comuns cresceram apenas 16%, as pilhas de longa duração registram taxa expressiva de 99%.

Texto Anterior: Sucessão deve ser profissional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.