São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Mulheres sacodem a China com rock

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Na terra dos olhos puxados, do pingue-pongue e dos palitinhos, uma banda de cinco mulheres faz rock chinês com sotaque norte-americano. A China começa a se curvar ao sucesso feminino do Cobra, fenômeno curioso num país de cultura milenar que ainda desconfia das influências ocidentais.
Mas os teens chineses, com cabeça mais aberta do que os pais conservadores, engrossam as fileiras dos fãs do Cobra. ``Gosto de rock e o som delas é muito bom", diz o estudante Li Guoshing, 17. ``Somos modernas para nossa cultura chinesa", se orgulha a tecladista Yu Tin, 30.
Quem se aventura a ver um show das meninas do Cobra tem a chance de ouvir um cardápio de músicas em inglês, que podem ser do The Cure ou do Talking Heads, e de canções em chinês, como o sucesso principal da banda, que se chama ``Meu Paraíso".
As letras falam de ``problemas existenciais", segundo Yu Tin. ``Nada de política", afirma ela.
``Nosso estilo mistura de tudo um pouco, rock, blues, reggae", conta a tecladista. Só não damos chance para o heavy metal". Nem para a tradicional música chinesa.
O rock engatinha na China. O Cobra só tem CD lançado na Alemanha, pelo selo de uma pequena gravadora chamada ``Network".
Fica difícil medir o sucesso das estrelas pela venda de discos. Melhor sinal de bons ventos é checar se os shows aparecem com casa cheia e isso o Cobra tem colecionado desde sua formação em 1989.
Em 93, 18 mil pessoas lotaram o Ginásio Capital de Pequim. Nesse ano, 10 mil chineses se apertaram para vê-las na cidade de Nanjing (leste da China). Também foram à Holanda, Suíça e Alemanha.
Até a conservadora imprensa chinesa, controlada pelo governo mal-humorado, reconheceu o mérito do Cobra. E neste mês, o ``Diário da Juventude da China" abriu suas páginas para as integrantes: Xiao Nan (vocalista, 30), Wang Xiaofang (baterista, 31), Suo Yi (contrabaixo, 32) e Lin Xue (sax, 26), além de Yu Tin.

Próximo Texto: País vive era de mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.