São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Você decide se está pronta para transar

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

``Tenho 13 anos, namoro há seis meses e queria saber se há risco de engravidar transando dez dias depois da menstruação. Transo há um mês e não sei se estou insegura porque fico com medo engravidar. Queria saber se há problema em eu ter começado a transar tão cedo e se as mulheres gozam como todos falam."

Mas que você está insegura, isso não tem discussão! Tem mais: além de insegura, está correndo riscos. Isso é que é pior. Preste atenção no que você escreveu: ``...começado a transar tão cedo". É a senhorita que está achando isso. Ninguém mais! Isso significa que você está comendo uvas verdes. Já experimentou uvas verdes? Deixam a boca amarrada que só vendo. Um gosto horrível. Mas quando maduras, são tão gostosas, não?
Você começou a vida sexual sem saber ao certo o que estava fazendo. Parece que você acha que está fazendo a ``coisa errada". Por isso, essa insegurança e esse medo de engravidar. Sabe como é, todo crime merece um castigo. Por isso você fica maus.
Bem, mas já que você está nessa, tem mais é que saber fazer a coisa certa. Vamos lá: há risco sim, e grande, de você engravidar dez dias depois de sua menstruação. Aliás, você está contando dez dias depois do primeiro ou do último dia? O certo é a partir do primeiro. O período fértil provável é 14 dias ANTES da próxima menstruação.
O problema, bonitinha, é que aos 13 anos os ciclos menstruais costumam ser muito irregulares, pois o corpo ainda está tentando encontrar equilíbrio nessa nova forma de funcionar. Tabelinha não funciona! NÃO FUNCIONA!! Deixe esse método de lado e agarre logo a camisinha com espermicida, enquanto é tempo.
Você já deveria saber, mas como parece estar no mundo da Lua, vou logo avisar: a camisinha, além de evitar que você engravide, ajuda também a prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. A Aids é uma delas e mata.
Por último, a mulher pode sentir muito prazer e gozar praticando sexo. Mas, para isso, ela tem que estar certa do que está fazendo, livre de medos e receios. É o seu caso? Pense bem. Você pode, se achar melhor, dar um tempo e voltar quando achar que já está mais madura para a coisa. Para poder usufruir, OK? Vamos lá, esse pode ser um grande passo para crescer.

Texto Anterior: Fernanda Furquim
Próximo Texto: Depressão é doença e tem cura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.