São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depressão é doença e tem cura

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

``Há um mês estou triste e sem pique. Fico chorando e mal tenho força para sair da cama. O pior é que nada de ruim aconteceu comigo. O que é isso?"

Seus sintomas lembram uma doença conhecida como depressão. No entanto, daqui de longe, fica difícil confirmar essa suspeita.
A depressão pode surgir sem que nada de ruim tenha acontecido. É comum e aparece em qualquer idade.
A depressão começa leve e piora com o passar das semanas.
Os sintoma mais comuns são tristeza, falta de ``energia", crises de choro, apetite ruim, sono irregular, dificuldade de concentração, ansiedade, angústia e irritação excessiva.
O melhor mesmo é procurar um especialista (psiquiatra). Só ele será capaz de pedir os exames específicos e avaliar a necessidade do uso de medicamentos.
O tratamento correto faz você voltar a se sentir bem em poucas semanas. A depressão não tratada demora muito mais tempo para passar e ``obriga" a pessoa a enfrentar sofrimentos desnecessários.

Texto Anterior: Você decide se está pronta para transar
Próximo Texto: Cursos alternativos substituem esportes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.