São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos alternativos substituem esportes

DA REPORTAGEM LOCAL

Sabe aquela história de começar a reclamar porque o professor de educação física mandou correr ou fazer abdominais?
Os alunos da faculdade Anhembi Morumbi não têm mais motivos para reclamar. A faculdade implantou, este mês, atividades alternativas que substituem a educação física tradicional.
Os esportes ``normais" podem ser trocados por exercícios mais ``cabeças", como relaxamento, yoga, capoeira, harmonização chinesa, danças chinesas e danças sagradas.
Para participar das atividades, os alunos pagam uma taxa de R$ 10.
Todas os cursos fazem parte do Centro de Estudos Universais da Faculdade, que estuda assuntos como esoterismo e filosofia oriental.
Segundo a coordenadora do Centro, Gláucia Cortes, 30, o objetivo dos cursos ``é conseguir uma harmonia entre corpo e mente dos alunos".
A professora explica: ``A educação não pode passar só pelo lado racional, as sensações precisam ser desenvolvidas".
Para isso, o Centro de Estudos Universais usa e abusa de técnicas esotéricas. Nas aulas de danças étnicas e sagradas, os alunos dançam em círculos para ficar mais próximo da ``energia do cosmos".
As opções mais tradicionais, como yoga e capoeira, têm sido as mais procuradas.
Além das atividades que substituem a educação física, a Anhembi Morumbi criou também um curso de introdução à astrologia.

Texto Anterior: Depressão é doença e tem cura
Próximo Texto: TÉCNICAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.