São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha distribui especial 'Os 10 Melhores Filmes'

LEON CAKOFF
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE CANNES

A Folha é a única publicação a distribuir, no 48º Festival de Cannes, um caderno especial, em versão em francês, com votos de cem críticos e personalidades internacionais sobre os dez melhores filmes dos cem anos do cinema.
O caderno ``Os Dez Melhores Filmes" foi também publicado no Brasil no dia 10 deste mês.
Daniel Toscan du Plantier, presidente da Unifrance Film International, responsável pela promoção do cinema francês no mundo, disse estar surpreso com a classificação de um filme do seu país -``A Regra do Jogo", de Jean Renoir- como o segundo melhor filme da história do cinema.
Ao mesmo tempo, considerou natural que a escolha de melhor filme de todos os tempos tenha voltado a recair sobre ``Cidadão Kane", de Orson Welles.
O espanhol Diego Galan, diretor do Festival de San Sebastian, programado para setembro próximo, está feliz com o resultado obtido pela Folha: ``Isto reforça que acertamos ao escolher uma cena deste filme para ser o pôster do nosso festival", disse.
O jornal ``Libération" distribui em Cannes o seu suplemento especial, chamado ``25 de Março de 1895: A Primeira Sessão". É uma edição extra com 44 páginas com as notícias da França e do mundo, com todas as seções habituais de um jornal diário, mas todas sobre o dia em que ``Louis Lumière, pesquisador e industrial de Lyon, apresentou o seu kinetoscopio de projeção" com as célebres cenas da saída dos operários da sua própria fábrica.
O ``Le Monde", um dos mais tradicionais jornais europeus, também distribui um suplemento especial, dedicado à programação de Cannes 95. O destaque é para o filme ``Salam Cinema", do iraniano Mohsen Makhmalbaf. Segundo o artigo, apesar da censura rigorosa, o Irã se confirma como ``terra cinematográfica" de primeira importância.
A revista do ``Le Nouvel Observateur", em número especial, é dedicada aos cem anos do cinema e brinca com a afirmativa de que o cinema é uma arte revolucionária: publica uma lista com o que chama de ``Os 100 Melhores Filmes de Esquerda".
A revista de cinema de maior prestígio mundial, ``Cahiers du Cinèma", fez uma edição especial: ``100 Journées qui ont Fait le Cinéma" (``Os 100 Dias que Fizeram o Cinema").
O último acontecimento do primeiro século do cinema, segundo a revista, é a associação de Steven Spielberg, David Geffen e Jeffrey Katzenberg, anunciada em outubro de 1994, para a criação de uma nova e poderosa produtora de cinema americano.
(LC)

Texto Anterior: Roteiro é arma de Bryan Singer em Cannes
Próximo Texto: Tizuka inicia filmagens de longa no ES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.