São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série provoca polêmica ao retratar escândalo sexual na política inglesa

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

A televisão britânica começou a exibir, na semana passada, uma série de três capítulos em que retrata uma das personagens mais sacrificadas da vida política e social do país.
``The Politician's Wife" (A Mulher do Político), apresentada pelo Channel Four, mostra as provações por que tem que passar a mulher de um ministro cujo romance com uma jovem é noticiado pela imprensa sensacionalista.
A história, escrita por Paula Milne, causou polêmica por reproduzir elementos da vida real que envolve o poder no Reino Unido.
A trama começa com o ministro, interpretado por Trevor Eve, sendo procurado pela imprensa para comentar a reportagem que sairia no dia seguinte revelando seu relacionamento extraconjugal.
Numa operação de guerra, ele contata toda a sua equipe de assessores, incluindo seu sogro, para que encontrem-se com ele em sua casa. Na residência do casal, está a mulher do político, interpretada por Juliet Stevenson, uma das maiores atrizes no Reino Unido.
Ingênua, companheira, mãe dedicada, ela não faz idéia da razão pela qual sua casa foi cercada pelos repórteres à espera de uma de claração da mulher traída.
Ao chegar, o marido diz a ela parte da verdade: afirma que teve um caso de apenas uma noite, com uma garota que ele mal conhece, e pede a ela que o perdoe.
Revoltada com a notícia, a mulher é pressionada por todos os la dos para que cumpra o seu ``papel": ficar ao lado do ministro.
O que acontece a seguir já é uma cena comum para os britânicos: Stevenson é convencida a aparecer em frente à sua casa, ao lado do marido e dos dois filhos, para mostrar ao mundo que está ao lado do ministro.
O problema das aventuras sexuais de políticos britânicos já foi levado ao cinema com ``Perdas e Danos", em que Jeremy Irons tem um relacionamento com a noiva do seu filho.
Mas ``The Politician's Wife" tem o mérito de mostrar o problema da forma mais realista possível, com passagens que lembram os escândalos sexuais mais recentes da vida política do país.
O conteúdo de ``The Politician's Wife" irritou algumas das verdadeiras mulheres de políticos do Partido Conservador, que criticaram os personagens da série em reportagens nos jornais.

Texto Anterior: Voz de Michael está impotente para gritar
Próximo Texto: Lulu Santos e Waldick Soriano depõem em CPI do Ecad amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.