São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Petroleiros; Desaparecidos; Brizola e os militares; A fundo perdido; Partidos; Sexo e adolescentes; Tecnologia atrasada; Sobre patentes; Milésimo gol; Acupuntura

Petroleiros
``Qualquer um de nós, ao desacatar uma decisão judicial, é preso e também lhe é cominada uma pena pecuniária quanto a desobediência acarreta prejuízos a terceiros. No caso da greve dos petroleiros, o desacato à ordem judicial não prejudica os líderes sindicais, mas toda a população."
Roberto Gomes Caldas Neto (São Paulo, SP)

``O acordo dos petroleiros já tinha sido assinado, e o atual presidente simplesmente não quer fazer valer a assinatura do ex-presidente Itamar Franco, como se este fosse um qualquer."
Vanuzia Biano Silva Santos (Santos, SP)

``Os empregados da Petrobrás estão sendo injustamente acusados de desrespeito às instituições democráticas. Isto porque continuaram com a greve que foi julgada ilegal pelo Tribunal Superior do Trabalho. É, no mínimo, um exagero considerar que o descumprimento de uma mera obrigação contratual seja uma afronta às instituições."
Júlio César Borges de Resende (Brasília, DF)

Desaparecidos
``Bernardo Kucinski, cuja irmã e cunhado foram ignominiosamente assassinados pelos monstros militares que governaram este país após 1964, tem toda razão. O governo atual não tem o direito, perante a Constituição e a ética, de rejeitar covardemente a responsabilidade do Estado brasileiro pelos crimes que os antigos governantes cometeram, e pelos quais não chegaram nem mesmo a ser processados."
Fábio Konder Comparato, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Brizola e os militares
``O engenheiro saudosista Leonel Brizola, outrora resistente aos generais no poder, deve refletir e exercitar mais a reengenharia de idéias, sob pena de transformar-se no arauto de nova intervenção militar no Brasil."
Mauri Vieira Costa, presidente do Conselho Regional de Administração e do Sindicato dos Administradores no Estado de Pernambuco (Recife, PE)

``Definitivamente ensandeceu o engenheiro Brizola."
Alcer Lima de Abreu (Ribeirão Preto, SP)

A fundo perdido
``Embora tenha o Covas em bom conceito, inacreditáveis as incoerências políticas. Não há recursos para aumentar o salário dos professores, mas, para reunir centenas de políticos do PSDB de todo o Brasil, alguns dias atrás, para moção de apoio ao governador, o dinheiro para passagens aéreas e estadias não faltou, seja qual for a fonte do mesmo, assim como nunca falta para eventos a fundo perdido."
Paulo Diogo F. Gomes (São Caetano do Sul, SP)

``O governador Mário Covas manda para a Assembléia Legislativa de São Paulo um projeto de lei que reajusta em 112% os salários de seus secretários de Estado. Quanto ao reajuste dos trabalhadores em educação, saúde, segurança e demais trabalhadores do serviço público, para isso não tem dinheiro."
Joaquim Santo Turim (São Paulo, SP)

Partidos
``O MPMPL (Movimento Popular Pró-Moralização do Poder Legislativo) sugere ao Congresso a redução do número de partidos políticos e, também, de parlamentares. Nosso eleitor não compreende por que é obrigado a conviver com 40 siglas partidárias destituídas de ideologias e programas sérios em benefício do povo. Os chamados grandes e pequenos partidos, no Brasil, fracassaram completamente como organizações representativas das `partes' da sociedade no que tange aos misteres do poder. Eis por que o MPMPL propõe, para as reformas políticas, a redução de 40 para apenas três ou quatro agremiações partidárias."
José Lopes Filho (Juiz de Fora, MG)

Sexo e adolescentes
``A respeito do Folhateen, sessão sexo, perguntas de adolescente e respostas, tenho que ponderar o seguinte: diante de um avanço tecnológico tão magnífico, que estamos vivendo neste final de século, não podemos incentivar os nossos jovens a `andar de quatro'. Estão ávidos de orientações, que lhe dêem a felicidade plena e não `momentos' de gozo."
Vera Maria Anderson (São Paulo, SP)

``Peço licença para escrever para a leitora Antonieta Tognato (Painel do Leitor, 20/05): tenho 21 anos, sou paulistana, universitária e revoltada com grande parte da população jovem deste país. Mas é óbvio que a gente não pode generalizar, por isso eu falei `grande parte'. Cada um é um. No Folhateen, já li coisas maravilhosas e coisas horríveis, na minha opinião. Esse é o ponto: opinião. No Brasil, temos liberdade de expressão."
Andréa Albuquerque (São Paulo, SP)

``Venho por meio desta lastimar cartas como a da leitora Antonieta Tognato. Lamentável, exatamente na semana em que ocorreu o 5º Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, em São Paulo, reunindo cerca de 800 profissionais de todo o país para discutir exatamente a necessidade da educação sexual dirigida pela falta dos pais em assumi-la e pela necessidade da sociedade assumir esta educação sexual em maior extensão."
Oswaldo Rodrigues Jr. (São Paulo, SP)

Tecnologia atrasada
``A Receita Federal fez bem em nos dar uma ferramenta melhor para prepararmos nossa declaração de Imposto de Renda: o programa em disquete. Ocorre, porém, um problema grave: ele está tecnologicamente atrasado. Além de só permitir o uso de drivers de 5 1/4", quando a grande maioria dos micros modernos nem vem mais com esse dispositivo (usa-se o de 3 1/2"), estou tendo dificuldade para imprimir minha declaração e a folha de recibo porque minha impressora é a jato de tinta e não do tipo matricial. O programa distribuído não permite configurar a impressão e assim fico na dependência de conseguir emprestada uma velharia dessas só para imprimir minha declaração."
Radoico Câmara Guimarães (São Paulo, SP)

Sobre patentes
``A CNBB faz críticas à questão das patentes em seres vivos, e com razão. É que, desde que existe elite já fomos `patenteados' de imbecis, idiotas e massa de manobra."
Jurcy Querido Moreira (Guaratinguetá, SP)

Milésimo gol
``Filatelista aposentado, relembrei minha modesta coleção de selos com a curiosa questão do `novo milésimo gol'. Em 1969, com desenho de A. Jorge e valor correspondente a 10 centavos, os correios lançaram, pela importância do acontecimento esportivo, selo comemorativo do milésimo gol de Pelé. O selo consagra dois equívocos. O primeiro consiste na apresentação de Edson Arantes do Nascimento com o uniforme da seleção brasileira, ostentando a lendária camisa 10. Sabe-se que Pelé fez o milésimo gol e o `novo milésimo gol' com as cores do Santos. O segundo reside na apresentação ao fundo das arquibancadas lotadas do Maracanã. Assim como antes, o `novo milésimo gol' merece selo comemorativo."
Aldemario A. Castro (Maceió, AL)

Acupuntura
``Na edição de 10/05, à página 1-12, a Folha publicou reportagem intitulada `Acupuntura mata mulher na Noruega', que chamou a atenção da diretoria da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura por seu tom um tanto sensacionalista. Para o leitor leigo, a reportagem não deixou claro se o óbito ocorreu porque a acupuntura tem potencial letal ou se decorreu da existência do orifício no esterno (anomalia congênita pouco comum)."
Norton Mortiz Carneiro, presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (Florianópolis, SC)

Texto Anterior: A crise da agricultura tem responsáveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.