São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Emendão" altera 35 artigos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O "emendão Sarney" mexe com 35 artigos da Constituição. O senador diz que seu objetivo é dar "nova estrutura constitucional" ao Legislativo e ao Executivo, "mais compatível com o sistema de governo presidencialista".
Sarney aumenta o poder do presidente da República de legislar. Define como exclusividade do chefe do Executivo a tarefa de dispor sobre a administração federal, prover e extinguir cargos públicos e convocar plebiscitos, sem precisar de lei, ou seja, de submeter a decisão ao Congresso.
O presidente poderia, por exemplo, criar ou extinguir ministérios com um ato normativo, sem depender do aval do Congresso.
O "emendão" substitui a medida provisória por "lei provisória" e altera sua tramitação.
O prazo de vigência, hoje de 30 dias, é aumentado para 60. A reedição fica proibida se a "lei provisória" for rejeitada por maioria absoluta dos parlamentares (257 deputados e 41 senadores).
Sarney acaba com a convocação extraordinária do Congresso, se a "lei provisória" for baixada pelo presidente da República durante recesso legislativo.

Texto Anterior: AS PROPOSTAS DO EMENDÃO SARNEY
Próximo Texto: Ministros do STF propõem mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.