São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Péricles Cavalcanti mostra novo disco

RENATO SZTUTMAN
DA REDAÇÃO

Espetáculo: Péricles Cavalcanti em ``Sobre as Ondas"
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 011/±864-8544)
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Quanto: R$ 10,00

Péricles Cavalcanti se apresenta hoje e amanhã no Sesc Pompéia, com seu novo show, ``Sobre as Ondas", em comemoração do lançamento do disco homônimo.
Péricles pôde ser ouvido pela primeira vez na voz de Gal Costa, no início dos anos 70. Depois disto, teve composições gravadas ao longo dos anos 80, por intérpretes de renome.
Caetano Veloso, por exemplo, é um dos responsáveis pela apresentação do músico. ``Elegia" e ``Blue", da autoria de Péricles, integram a discografia do cantor e compositor baiano.
Nos anos 90, Péricles resolveu se lançar na carreira de intérprete. ``No final dos anos 80, sentia a necessidade de mostrar ao público o meu jeito", coloca ele.
Péricles encara tudo isso como a abertura de uma nova etapa em sua carreira. Esteve distante dos palcos desde 1991, quando apresentava o show ``Canções", em ocasião do lançamento de seu primeiro disco.
O show segue os passos do CD, do qual apresenta 12 das 15 faixas gravadas. A proposta está contida no próprio nome, ``Sobre as Ondas". ``É `sobre' no sentido de que fala acerca das ondas, ondas sonoras e culturais presentes no contexto atual", explica.
O show, propositalmente, apresenta uma miscelânea de genêros musicais. Passeia pelo reggae e o choro, o rock e o samba, e até pela música pop.
``É um show que pretende estar acima das ondas, dialogar com a coexistência de estilos", acrescenta Péricles.
O compositor combina a tradição da MPB com tendências mais contemporâneas. Uma das canções apresentadas no show, ``Minha Vanguarda", um reggae, teve até videoclipe exibido pela MTV.
Outro exemplo é o choro instrumental, ``Vídeo-Chorinho". Dedicado a Gilberto Gil, ele combina sons computadorizados a instrumentos típicos do chorinho.
Outro destaque do show são as parcerias, como ``Velhos e Jovens", junto com o cantor e compositor Arnaldo Antunes. Ou ``Poesseu, Poessua", composição sobre o poema ``Pernalas", do escritor e ensaísta Décio Pignatari.
O espetáculo traz também canções que Péricles produziu para peças teatrais, como ``A Farra da Terra", do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, e ``Ham-Let", de Zé Celso Martinez Corrêa.
Músicas de outros autores, como ``Noite de Paz", de Dolores Duran, não são descartadas do repertório.
A produção cenográfica é assinada pela artista plástica Regina Silveira. O violinista Atílio Marsiglia e o clarinetista Luca Raele, do Nouvelle Cuisine, acompanham o compositor. Péricles, no violão, tem fé na reunião dos trios, duos e solos, que prometem surpresas para as noites que estão por vir.

Texto Anterior: Feira reúne mais de 90 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.