São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo terá aval do Tesouro para obter empréstimo japonês

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado deu ontem sinal verde para que o Estado de São Paulo possa receber o empréstimo de quase US$ 600 milhões de uma agência do governo japonês (The Overseas Economic Cooperation Fund) para prosseguir o projeto de despoluição do rio Tietê.
Foi uma vitória do governador Mário Covas (PSDB), que no início do seu governo teve atritos com o ministro Pedro Malan (Fazenda) e com o presidente do BC, Pérsio Arida, por causa do financiamento.
Malan e Arida eram contrários à concessão de aval pelo Tesouro Nacional ao empréstimo externo, porque São Paulo estava atrasado no pagamento de suas dívidas com a União. Os recursos serão usados nas obras de aprofundamento do leito do Tietê, na região metropolitana de São Paulo.
Covas movimentou um grande lobby (estratégia de pressão) político para conseguir o aval do Tesouro. Após a interferência do senador Pedro Piva (PSDB-SP) -amigo pessoal de Arida-, o presidente do BC retificou seu parecer, admitindo a concessão do aval do Tesouro, desde que o Senado aprovasse a elevação temporária do limite de endividamento do governo de São Paulo.
Ontem, o Senado aprovou a elevação temporária do limite de endividamento, para que o Estado possa receber o financiamento.

Texto Anterior: Frota de ônibus pode ser menor
Próximo Texto: Covas diz que direito de greve no setor público precisa ser revisto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.