São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abastecimento não cai, diz DNC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A capacidade da greve dos petroleiros de reduzir o abastecimento de derivados do petróleo está praticamente esgotada.
Daqui para frente -a não ser que ocorra uma paralisação de todas refinarias- , o atual nível de atendimento da demanda tende a ser mantido.
A avaliação foi feita ontem à Folha pelo diretor do DNC (Departamento Nacional de Combustíveis), Paulo Motoki.
``O dia D que muitos temem ou esperam não existe. Nunca vamos chegar a este ponto", disse Motoki, quando perguntado sobre a possibilidade de um colapso no abastecimento.
Em outras palavras, Motoki quis dizer o seguinte: pior do que está dificilmente vai ficar. Ainda que irregular, o abastecimento fica perto dos 60% do normal.
A explicação para a capacidade do governo em manter o abastecimento está nas importações.
Normalmente, o Brasil importa por dia cerca de 500 mil barris de petróleo, seja na forma de óleo cru (para posterior refino) ou já transformado em derivados. O volume corresponde a cerca de 40% do consumo do país.
Com a greve, a Petrobrás passou a importar só derivados, substituindo a parcela de óleo cru por petróleo já transformado em produtos como gás de cozinha, diesel e gasolina.
Na pior das hipóteses, portanto, o nível de atendimento pode cair a 40% da demanda, avalia o DNC. Motoki aposta que nunca se descerá a tanto.
Tal hipótese implicaria paralisação total das refinarias -o que os grevistas não conseguiram nem dão sinal de que podem conseguir.
Pelo menos duas refinarias (Amazonas e Minas) estão funcionando a plena carga, ou seja, produzindo mais do que produzem normalmente, informa o DNC.
Em situações normais, não se usa toda a capacidade instalada. Outras três estão funcionando parcialmente. Além das importações, portanto, há produção dentro do país, apesar da greve.
Motoki acrescenta que os problemas de abastecimento estão concentrados em alguns estados do Sudeste, Centro-Oeste e no Sul.

Texto Anterior: Manifestação de apoio reúne 6 mil no ABCD
Próximo Texto: Postos vão diminuir vendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.