São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia mata 5 em operação no Rio

SERGIO TORRES; MALU MACHADO; RONALDO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A polícia matou a tiros ontem de manhã cinco supostos traficantes da favela do Coroado, em Acari (zona norte do Rio).
Segundo o chefe da ação, delegado Mário Azevedo, os policiais socorreram as vítimas ainda vivas. Os cinco teriam chegado mortos aos hospitais Souza Aguiar e Miguel Couto.
Sem se identificar, moradores da favela negam a versão da polícia. Eles dizem que os cinco já estavam mortos quando foram levados pelo helicóptero da polícia.
``A polícia não esperou a perícia porque iam descobrir que os rapazes foram executados", acusou um morador.
O mesmo delegado Azevedo comandou a equipe da DRRFEF (Divisão de Repressão a Roubos e Furtos de Estabelecimentos Financeiros) que no dia 18 invadiu a favela Nova Brasília (zona norte).
A ocupação da Nova Brasília resultou na morte de 13 homens, também acusados de traficar drogas. Como ontem, os corpos foram retirados da favela antes da chegada dos peritos.
O diretor da DRRFEF disse que os 20 policiais que estiveram no Coroado foram recebidos a tiros por traficantes.
Dois mortos não haviam sido identificados ontem. Os outros são José Roberto de Oliveira, Sidney Ribeiro e Cássio da Silva.
O delegado informou que foram apreendidos 3 kg de cocaína em pasta, 13 kg de maconha, 200 papelotes (pequenos embrulhos) de cocaína, três pistolas, três revólveres e uma espingarda.
A polícia prendeu José de Matos, Roberto Neves da Silva e João da Silva Gomes, o ``Xoxota", acusados de atuar no tráfico.
Os policiais também estiveram nos morros do Alemão, Dendê e Adeus (zona norte) e na Vila Ieda (zona oeste). Nestas outras ações, mais 12 pessoas foram presas.
No Alemão, a polícia divulgou a apreensão de dois fuzis AR-15, um fuzil AK-47, dois revólveres, três pistolas, uma escopeta, 6 kg de cocaína e 5 kg de maconha.
Foram presos Ricardo da Costa, 20, o ``Riquinho", Alex da Silva, 21, Antônio dos Santos, 25, Marco Antônio dos Santos, 21, e J.C.R., 16.
Na Vila Ieda, policiais militares prenderam sete supostos traficantes. Eles anunciaram a apreensão de uma pistola, 5,6 kg de cocaína e 758 trouxinhas de maconha.
No Dendê, agentes da 37ª DP (Ilha do Governador) trocaram tiros com supostos traficantes. Foram presos Reinaldo da Silva, o ``Régis", e os menores ``Gaguinho", ``Rato" e ``Sinhô", acusados de apedrejar carros da polícia.
Uma bala perdida atingiu o braço de Jenifer Fonseca Moraes, 10, ontem no morro do Adeus, em Ramos (zona norte). O disparo partiu de uma troca de tiros entre PMs e homens apontados pela polícia como traficantes.
O 16º e o 22º batalhões da PM faziam uma operação no morro, com auxílio do Batalhão de Operações Especiais. Segundo a polícia, supostos traficantes abriram o fogo. Jenifer foi baleada no braço.
A menina foi medicada no hospital Getúlio Vargas, na Penha (zona norte), e liberada em seguida. Sua mãe, Maria do Carmo Moraes, disse que o tiro foi disparado por policiais do 16º Batalhão.
Tiroteio
Uma troca de tiros entre policiais e um grupo de supostos traficantes deixou o cabo da PM Cláudio da Silva gravemente ferido.
O tiroteio foi na madrugada de ontem, em Santa Cruz (zona oeste). Silva foi atingido na coluna vertebral e pode ficar paralítico.

* Colaboraram MALU MACHADO e RONALDO SOARES, free-lance para a Folha

Texto Anterior: Prefeito de SP diz que ônibus deve subir;O NÚMERO; Acidente com ônibus mata 1 e fere 46 no PR; Gerente é morta em assalto a banco; Projeto pretende despoluir rio Paraíba
Próximo Texto: Secretário ameaça bandidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.