São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário ameaça bandidos

FERNANDA DA ESCÓSSIA; SILVIA NORONHA
DA SUCURSAL DO RIO

O Secretário da Segurança Pública do Rio, general Nilton Cerqueira, disse ontem que ``os bandidos" deviam se entregar desarmados ``para se submeterem às sanções da lei".
``Senão, a polícia irá buscá-los e vai responder com fogo ao primeiro tiro", ameaçou. Ontem Cerqueira se reuniu pela primeira vez com delegados, oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e apresentou sua filosofia de trabalho.
Disse que a polícia deve atirar primeiro, cobrou resultados das ações policiais e pediu ``presença" de delegados e comandantes nas operações.
Como estímulo ao desempenho policial, a secretaria reativará as promoções e prêmios aos policiais por bravura em serviço. No caso de um delegado que alcançou o posto máximo na carreira, a promoção significa um aumento de 20%.
O secretário pediu que os delegados e comandantes de batalhões participem das operações realizadas e disse que a polícia deve atuar 24 horas por dia.
``Delegacia não pode fechar para almoçar, delegacia não pode fechar para dormir, não pode fechar com medo de marginais nem para outras atividades."
Em um informe distribuído aos delegados e oficiais, Cerqueira disse que pretendia instalar o ``império das leis" e que não toleraria excessos.
Na reunião não foram anunciados novos nomes para a cúpula da Secretaria. Anteontem, o governador Marcello Alencar disse que o delegado Hélio Luz, ligado ao PT fluminense, foi ``convocado" para um cargo, mas não anunciou qual.
Luz não foi à reunião ontem. O secretário disse que Luz é ``competente" e negou que sua nomeação tenha sido cancelada por problemas políticos.
``Ele, como outros delegados, está sendo avaliado para que aproveitemos ao máximo aqueles que revelarem possibilidades de se adequar ao nosso ritmo", afirmou Alencar.
(Fernanda da Escóssia e Silvia Noronha)

Texto Anterior: Polícia mata 5 em operação no Rio
Próximo Texto: Polícia deixa três corpos em hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.