São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ligação internacional pega carona na rede

CHARLES ARTHUR
DA ``NEW SCIENTIST"

Quem tem acesso à Internet, maior rede mundial de computadores, está fazendo fila para copiar um programa que pode provocar sérios danos nos lucros das companhias telefônicas.
O software poderá também ser a fagulha de uma guerra de regulamentação entre as companhias telefônicas e as empresas que oferecem serviços via Internet.
Essa é a opinião de Nicholas Negroponte, guru da rede e chefe do Media Lab (Laboratório de Mídia) do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA.
O programa em questão é o ``Internet Phone", que possibilita a realização de chamadas telefônicas de longa distância, nacionais e internacionais, pelo custo de uma ligação local.
O programa digitaliza a voz (transforma o som em sinais que o computador é capaz de entender) e faz a transmissão via Internet em tempo real, com qualidade comparável à de uma ligação com sistema viva voz.
As grandes companhias de telecomunicações começam a se interessar pelo programa, que é da VocalTec, uma pequena empresa de Nova Jersey.
Elon Ganor, presidente da VocalTec, disse que uma das três companhias telefônicas que trabalham com ligações de longa distância nos EUA manifestou interesse em comprar sua empresa.
Desde que o produto foi lançado, em fevereiro último, mais de 120 mil pessoas já entraram no endereço da empresa na World Wide Web -seção da Internet com textos e imagens- para obter uma cópia de demonstração do soft.
Ganor prevê que em seis meses a empresa terá vendido 1 milhão de cópias da versão completa do produto.
Companhias telefônicas e autoridades governamentais dos dois lados do Atlântico estão impotentes para impedir que as pessoas utilizem o programa, porque as leis que regem as telecomunicações não cobrem programas usados na Internet.
O ``Internet Phone" custa US$ 49 e exige um PC poderoso para funcionar, com microfone, alto-falantes, placa de som e um modem -dispositivo que liga o computador à linha telefônica- com velocidade de pelo menos 14,4 mil bits por segundo.

Texto Anterior: Trabalho no micro pode gerar renda
Próximo Texto: Programa será vendido no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.