São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa grátis dá acesso a videotexto

ANTONIO JOÃO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem tem microcomputador e modem pode agora entrar na rede de informações do sistema videotexto da Telesp.
Vários BBS (serviços de mensagens por computador) oferecem gratuitamente um programa que dá acesso à rede.
O videotexto é hoje o maior serviço de comunicação de dados entre micros -inicialmente, só funcionava com o uso de terminais específicos.
Permite acesso a informações como movimentação bancária e cotações da Bolsa.
O serviço mantido pela Telesp funciona há 13 anos, tem cerca de 100 mil usuários, mas nunca chamou a atenção do usuário doméstico de microcomputadores.
As dificuldades começavam com os programas de acesso. Longe da versatilidade do ``Windows", nem sequer usavam o mouse para os deslocamentos nos intermináveis menus e submenus do serviço videotexto.
O maior problema dos usuários de micros sempre foi a incompatibilidade do videotexto com o modem comum, usado para transmitir dados por linha telefônica.
Quem quisesse ter acesso ao videotexto precisava instalar uma placa específica (VTX) no seu computador apenas para entrar no sistema.
Outra alternativa mais cômoda, mas de maior custo, era alugar um terminal videotexto na Telesp.
Os programas conhecidos como emuladores de VTX estão diminuindo a distância entre os usuários de micros e o videotexto.
Esses programas ``ensinam" o modem a interpretar e a decodificar os sinais digitais emitidos pela central de videotexto.
A Telesp já homologou vários programas que dão acesso ao sistema videotexto com o uso de modem comum.
A maioria dos emuladores de VTX não funciona para entrar em BBS, mas dá acesso a outros serviços de videotexto, como os da Telemig (MG) e da Telerj (RJ).
A Folha testou os programas ``VTX" e ``Bradesco", que podem ser obtidos gratuitamente em BBS de acesso livre.
Apesar das telas com apresentação antiquada -assim como o sistema de navegação-, os programas são simples.
Basta decorar algumas teclas de atalho -no ``VTX", por exemplo, a combinação de teclas F9 F8 dá acesso a uma agenda com os telefones dos serviços disponíveis.
A instalação requer que o usuário informe a porta serial e o IRQ -os mesmos usados nos programas de comunicação instalados.
Algumas empresas oferecem um pacote que inclui o software e um modem comum (leia quadro).
Para fazer sua consulta, o usuário escolhe a opção desejada no menu principal do sistema e sai a navegar pelos menus seguintes.
Um dos serviços mais consultados é o 1.484 (bancos). Fornecendo o número da conta, o usuário pode tirar extratos, fazer aplicações e até pedir talão de cheque.
Para ter acesso, o usuário terá apenas que informar os dados da conta bancária, agência e cadastrar uma senha no próprio sistema.
As consultas são gratuitas até a semana que vem. A partir de 1º de junho a Telesp passa a cobrar pelo serviço. A tarifa mínima será R$ 0,08 por minuto.

Texto Anterior: Iomega lança drive com disco de 100 Mb ; GQL dinamiza acesso a banco de dados
Próximo Texto: Agrobolsa negocia em pregão virtual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.