São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet vira ponto de encontro estudantil

LESLIE MILLER
DO ``USA TODAY"

Quando a sua associação estudantil entra no ciberespaço, todo dia é dia de encontro com ex-colegas de escola.
Por isso, consultar o serviço Baylor Online já se tornou um dos principais passatempos computacionais de Brad Randall.
Randall, um advogado em Beaumont, Texas (classe de 86, turma de direito de 89), diz que os participantes da rede conversam sobre suas famílias, lêem jornais da escola e publicações da associação de ex-alunos e contam anedotas, entre outros assuntos de transcendental importância.
O fórum da universidade Baylor funciona na CompuServe (serviço norte-americano de mensagens por computador), mas há diversas associações estudantis na Internet.
Um dos pontos de encontro é o Alumnet Center for Education (Centro Alumnet de Educação). Esse serviço acaba de ser aberto na World Wide Web, a parte que mais cresce na Internet e permite o acesso a textos e imagens.
O serviço on line da Alumnet inclui áreas de acesso restrito -só para assinantes- e públicas, com conversações pela rede, serviços de mensagens, correio eletrônico e uma lista com nomes das pessoas que podem ser encontradas via rede.
Também dispõe de áreas privadas para algumas escolas e ligação direta com outras que têm pontos na Internet. Essa ligação deve permitir o acesso a mais de 700 escolas -número que pode chegar a 1.500 no segundo semestre.
A escola Virginia Tech, de Blacksburg, já tem um ponto na Internet, mas sua associação de alunos decidiu ter uma área administrada pela Alumnet.
``Assim podemos ter acesso a bases de dados protegidas e também realizar conversas particulares, o que não está disponível no serviço da escola", diz Tom Tillar, diretor da associação.
Assim como a Alumnet, outros serviços de comunicação por computador estão cortejando o mercado de associações estudantis e grupos de ex-alunos universitários.
Uma dessas redes privadas é a CompuServe, que abriu um programa chamado Alumni Advantage. Esse serviço já tem a participação de 28 escolas e associações estudantis, incluindo a Baylor.

Texto Anterior: Soft fala pouco de sexo e drogas
Próximo Texto: Acesso ao serviço ainda é gratuito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.