São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque nos EUA vai recriar Muro de Berlim

DA "FRANCE PRESSE"

Um grupo de empresários alemães quer construir, em Fort Lauderdale, na Flórida (sudeste dos Estados Unidos) uma réplica do Muro de Berlim.
A construção será a principal atração de um parque que tentará reproduzir o ambiente hostil da extinta Alemanha Oriental.
O projeto prevê guardas armados na entrada, torres de observação, cães de guarda, além de cercas eletrificadas (ou ao menos simulando isso).
A parede de Fort Lauderdale, réplica do muro que separou Berlim Ocidental (um dos Estados da antiga Alemanha Ocidental) de Berlim Oriental (capital da extinta Alemanha Oriental), terá partes autênticas do muro original, erguido em 1961 e demolido em 1989.
O projeto está avaliado em US$ 30 milhões. Os criadores do projeto, 15 pequenas e médias empresas de Berlim, não tem tanto dinheiro. Por isso estão vendendo participações no futuro parque, ao preço de US$ 50 mil cada.
O grupo espera reunir o dinheiro necessário até o final do ano. Se isso acontecer, o parque deve estar funcionando no segundo semestre do próximo ano.
``Queremos mostrar às próximas gerações o que era a realidade da Alemanha Oriental", disse o diretor do projeto, Jrgen Rosskothen, 35.
Para ele, ``um projeto assim fracassaria se fosse construído na Alemanha, onde há a tendência de rechaçar o passado", afirmou.
Os empresários prometem contratar para o parque sósias do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan e do ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov.
A Flórida foi escolhida por ter sol o ano inteiro e receber turistas de todo o mundo, principalmente do próprio país, interessados no período da Guerra Fria (conflito ideológico entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética).

Texto Anterior: Passageira é operada em vôo
Próximo Texto: Emprego é prioridade, anuncia premiê francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.