São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blindados, metralhadoras

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Raimundo Brito, o ministro de ACM, ainda se esforçou em parecer amigável, ontem, no pronunciamento em cadeia de televisão. Esforçou-se -mas foi apenas no verbo, ou ainda, no advérbio.
Disse, por exemplo:
- Alguns deles infelizmente já foram demitidos.
Parecia piada, ou ofensa, o "infelizmente". Outro momento de simpatia do ministro das Minas e Energia:
- Não deve haver vencidos ou vencedores.
Também parecia brincadeira, até incitação, a mão estendida do intransigente vencedor aos vencidos pelas armas. Talvez mais importante, uma terceira frase tranquilizadora, do ministro:
- As tropas do Exército foram chamadas apenas para assegurar que o retorno dos trabalhadores ocorra sem incidentes.
Se o objetivo foi "apenas" evitar os incidentes, o efeito, obviamente conhecido de antemão, foi outro muito diferente, e maior. As tropas do Exército implantaram uma eloquência de urgência e medo n televisão e no país.
Sobre imagens de "blindados", de "metralhadoras", "soldados encapuzados", como sublinhou a televisão, anunciou-se em inflexão de emrgência:
- Soldados do Exército ocupam refinarias há 20 horas, no Jornal Nacional.
- A CUT reage dizendo que presença do Exército é uma atitude burra, no TJ.
A produção talvez volte ao normal nas refinarias da Petrobrás, como indicava ontem o governo, também na televisão, e pode muito bem ser que marque o fim e a humilhação dos grevistas.
Mas a cena que fica não é mais a das intermináveis filas do gás, e sim a dos blindados, dos soldados encapuzados -que andam surgindo com grande frequência na televisão, nestes tempos tucanos.
Vidas em risco
A direção do PT, quer dizer, Lula e Rui Falcão, "diz em nota que a lembrança de Volta Redonda, em 1988, deveria aconselhar o governo a não radicalizar, pois coloca vidas em risco", como registrou a CBN.
É o que falta, um mártir -para explodir em violência o que hoje ainda é "tensão", na avaliação do TJ.

Texto Anterior: Câmara acata texto das `teles' em 1ª votação
Próximo Texto: Senado facilita mudança de texto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.