São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflamação do encéfalo é apontada como causa de mortes no Amazonas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Exames preliminares da equipe médica do Instituto de Medicina Tropical de Manaus que seguiu para Nova Olinda do Norte (200 km a sudeste de Manaus), apontou como encefalite (inflamação do encéfalo) a causa provável da morte de três pessoas na cidade.
Encéfalo é a parte do sistema nervoso central que abrange o cérebro. O diagnóstico foi feito através do exame clínico de dois sobreviventes.
Os dois foram transferidos para Manaus ontem. Um boletim médico informou que eles estão sem febre e com evolução satisfatória do estado de saúde.
O primeiro caso da doença surgiu no dia 17 de maio. As mortes ocorrem em menos de 24 horas depois do aparecimento dos sintomas. Não se sabe ainda o que causa a doença.
Os sintomas são dor de cabeça, pressão baixa, vômitos e aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Todas as vítimas são homens e têm entre 14 e 76 anos.
Segundo a equipe do instituto de Manaus, a maior probabilidade é de que a doença seja causada por vírus. Não ocorrerem novos casos desde segunda-feira.
Exames laboratoriais deverão revelar mais detalhes sobre a doença. Ainda não há previsão de quando ficarão prontos.

Texto Anterior: Greve em universidade tem adesão baixa
Próximo Texto: Medicina é tema de debate hoje em ciclo sobre as profissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.