São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hime refaz sucessos com mestres da MPB

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de dez anos sem gravar um disco, o compositor e pianista Francis Hime está em estúdio preparando ``Almanaque Musical", que reúne seus 18 maiores sucessos interpretados por grandes nomes da MPB.
É verdade que, a rigor, esse álbum de autotributo não pode ser definido como um disco-solo. Francis Hime fez a direção musical, escolheu as músicas e os intérpretes, mas não senta no piano nem fez os arranjos, que ficaram a cargo de Cristóvão Bastos e Marcos Pereira.
``Não quis tocar nem arranjar. Dei uma sugestão, quando muito, mas estava lá o tempo todo", diz.
O álbum deve ser lançado em julho pela gravadora Velas. Com ele, sairá um ``songbook" com as partituras das músicas do disco.
O livro será ilustrado com fotos e também terá a discografia e uma biografia de Hime, entremeada por depoimentos de parceiros e amigos. O principal parceiro, Chico Buarque, vai escrever o prefácio.

Disco
Cinco músicos já gravaram: Djavan (``A Noiva da Cidade"), Daniela Mercury (``E Se...") e Zé Renato (``A Grande Ausente").
Anteontem, foi a vez de Caetano Veloso cantar ``Pivete", e Milton Nascimento gravar ``Anoiteceu".
Os outros músicos entrarão em estúdio nos próximos dias. João Bosco aparece em uma versão voz e violão do samba ``Vai Passar", e Paulinho da Viola participa de ``Meu Caro Amigo".
Maria Bethânia canta ``Pássara", Gal Costa grava ``Trocando em Miúdos", Olivia Hime interpreta ``Embarcação", Gil aparece em ``Tereza Sabe Sambar" e Chico Buarque canta ``Sem Mais Saudade". Beth Carvalho, Miúcha, Leila Pinheiro e Ivan Lins também aparecem no disco.
Como o próprio Hime admite, ``Almanaque Musical" é uma retomada de seu trabalho com a MPB, pois, nos últimos anos, ele se dedicou mais à música erudita.
Além de planejar um segundo volume do ``Almanaque", Hime já está preparando, para ser lançado em outubro, um novo ``álbum de carreira" com músicas inéditas.

Texto Anterior: Coppola volta a dirigir com Disney e Williams ; Buddy Holly ganha disco-tributo nos EUA ; A triz Stefania Sandrelli quer se tornar cineasta ; Cineasta vai filmar versos de Lope de Vega
Próximo Texto: Acervo das cartas recebidas pelo escritor só será aberto em outubro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.