São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Desempregado invade Casa Branca

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um psicólogo desempregado foi ferido e depois preso após ter pulado uma das cercas de proteção da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos.
O incidente ocorreu por volta de 23h de anteontem (meia-noite em Brasília). Um agente do Serviço Secreto também saiu ferido.
Leland William Modjeski, 37, foi acusado de tentativa de assalto e porte ilegal de armas, embora o revólver apreendido com ele estivesse sem balas.
Ele pulou a cerca do jardim sul da Casa Branca meia hora depois de o presidente Bill Clinton ter descido de sua limusine a poucos metros dali.
Clinton estava reunido com seu chefe da Casa Civil, Leon Panetta, quando o incidente aconteceu.
Sua mulher, Hillary, dormia, e a filha, Chelsea, terminava suas lições de casa, no seu quarto, ambas na ala residencial da Casa Branca.
Segundo o porta-voz da Presidência, Mike McCurry, nem os Clinton nem os funcionários do governo que estavam na Casa Branca sofreram riscos.
``Apenas mais um dia na Casa Branca", disse Clinton, sorrindo, a repórteres, ontem de manhã.
Esse agente, Scott Giambatista, 35, agarrou Modjeski e, ao perceber que o invasor tinha um revólver, avisou um colega, que atirou.
A bala atingiu o braço de Modjeski e a mão de Giambatista. Os dois feridos foram levados para o hospital da Universidade George Washington, onde estão internados sem risco de vida.
A polícia não deu versão oficial para a invasão. Alguns agentes do Serviço Secreto acham que Modjeski queria se matar.
Ele está desempregado desde novembro, quando foi demitido da Pizza Hut, onde trabalhava como entregador de pizzas.
Modjeski é mestre em Psicologia pela Universidade George Mason, em Washington, e estava inscrito no programa de doutorado.
Ele é casado e vive em Falls Church, Virginia, região da Grande Washington. Os vizinhos dizem saber pouco sobre o casal. Alguns amigos dizem que Modjeski tinha histórico de profundas depressões e estava numa delas.
O Serviço Secreto fechou no sábado passado o trânsito na avenida Pensilvânia, que passa em frente à entrada norte da Casa Branca.
A cerca que Modjenski pulou tem 3,05 metros de altura e fica quase ao lado de uma guarita.

Próximo Texto: Prédio teve vários incidentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.