São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-premiê trabalhista britânico Wilson morre de câncer aos 79

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Morreu na madrugada de ontem em Londres o ex-primeiro-ministro britânico trabalhista Harold Wilson, 79, um dos maiores líderes da história recente do Reino Unido.
Vítima de câncer, Wilson morreu no hospital St. Thomas, no centro da capital britânica, "pacificamente", segundo sua família.
O Parlamento suspendeu suas atividades normais de ontem para prestar homenagens ao ex-premiê, com discursos dos principais políticos em uma sessão especial da Câmara dos Comuns.
O premiê John Major, do Partido Conservador, abriu a sessão destacando as qualidades de Wilson como político, apesar das diferenças de ideologia entre os seus partidos.
Segundo ele, o ex-premiê será lembrado como "um dos mais brilhantes homens de sua geração".
O líder trabalhista, Tony Blair, afirmou que o período de Wilson como primeiro-ministro foi de "esperança e otimismo" para os britânicos.
As homenagens vieram inclusive de seus mais famosos adversários. O ex-primeiro-ministro Sir Edward Heath, que derrotou o trabalhista nas eleições gerais de 1970, disse que o país deve agradecer a Wilson.
Segundo Heath, os dez anos em que eles se opuseram em debates na Câmara dos Comuns nunca fizeram dos dois inimigos, mas apenas oponentes político.
A ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, que enfrentou Wilson no Parlamento como líder da oposição conservadora, disse que ele era um dos políticos mais capazes do país.
Harold Wilson assumiu o cargo de primeiro-ministro pela primeira vez em 1964, um ano depois de se tornar líder do Partido Trabalhista.
Venceu sua segunda eleição em 1966. No final da década, teve uma postura forte em sua política externa, recusando as propostas dos EUA para que o Reino Unido participasse da guerra do Vietnã.
Problemas econômicos fizeram com que sua popularidade caísse com o passar dos anos, o que o tirou do governo depois de seis anos como premiê.
Em 1970, Wilson perdeu sua única eleição, para Edward Heath, mas sua carreira política ainda não havia chegado ao fim. Ele voltou ao poder em 1974, quando venceu duas eleições gerais. Dois anos depois, ele surpreendeu o país ao anunciar sua renúncia.

Texto Anterior: Sendero está em atividade
Próximo Texto: Itália mantém data de plebiscito sobre TVs; Filho do ex-ministro é preso no México; Empresário francês é acusado de corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.