São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salvador encanta e decepciona paulistas

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A mais do que cantada beleza da Bahia parece ter convencido os turistas do Sudeste. Dos brasileiros que visitam Salvador -a segunda cidade mais visitada pelo turista interno- 44% são dessa região.
A beleza da cidade não deixa a fala dos turistas paulistas. Mas as queixas aos serviços e à segurança também são frequentes.
Antes de se mudar para a França, a engenheira mecânica Maria Joana da Silva, 40, fez questão de ir a Salvador.
``Eu não podia deixar de conhecer a Bahia", afirma Joana, que via o Estado como a terra do candomblé, música e religiosidade.
A vista do farol da Barra foi o que mais impressionou a engenheira, que não soube dizer algo que a tenha desapontado: `` Achei tudo maravilhoso", diz ela.
Já Wlamir Ribeiro, 34, engenheiro civil, que vai regularmente à cidade, reclama do atendimento ao turista. ``É péssimo", opinião que também possui dos serviços.
Quanto à segurança, o engenheiro qualifica-a de muito precária. ``Os policiais de Salvador são muito truculentos", completa.
Mas ele não poupa elogios à cidade, `` Salvador é uma cidade maravilhosa e contagiante", afirma. Antes de conhecê-la, Wlamir pensava em Salvador como `` uma cidade muito alegre e com belas praias".
A pobreza e os meninos que ficam pedindo dinheiro nos sinais é o que mais desagrada José Elias da Silva, 33, que já esteve na cidade várias vezes.
Antes de visitá-la, José ouviu dizer que Salvador tinha lindas praias, clima excelente, mas era uma cidade muito pobre.
A beleza da cidade foi o que mais o agradou, incentivando-o a novas visitas.
Silva conta que se surpreendeu com a cidade, ``não pensava que Salvador fosse tão grande e desenvolvida".
Os três paulistas ainda pretendem voltar para a Bahia. Wlamir Ribeiro, que se diz surpreendido pela hospitalidade do baiano, vai mais longe: diz que ainda vai morar em Salvador.
Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Favelas de SP assustam turistas
Próximo Texto: Condições de moradia são criticadas por 60%; Turistas avaliam nível tecnológico do país; 45% dos estrangeiros não são estreantes; Sistema de saúde é péssimo segundo 83%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.