São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusados de raptar adolescente são detidos

PASCOAL GOMES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Os argentinos Miguel Figueroa, 31, Alfredo Camilo Russo, 37, Cláudio Alberti Iglesias, 36, e a brasileira Euzébia Maria Lima, 28, foram detidos pela PF em Salvador (BA) na última terça sob a acusação de levarem Samanta Lorena Amorim Duarte, 13, do Rio para Salvador, há um ano e meio, sem a autorização de sua mãe, Izaida das Graças Amorim Duarte.
Eles foram liberados após prestarem depoimento na Derca (Delegacia Estadual de Crimes Contra a Criança e o Adolescente) e respondem à acusação em liberdade.
O mandado de busca de Samanta havia sido expedido pela juíza Flávia de Almeida, do Rio.
A delegada informou que os argentinos estão com os vistos de permanência no Brasil vencidos e que a Polícia Federal irá mandá-los de volta ao seu país.
Samanta morava com os argentinos e a brasileira em uma casa com piscina, em Vilas do Atlântico, condomínio de classe média na praia, a 15 km de Salvador. Segundo a polícia, o grupo disse que pagava R$ 400 de aluguel e se sustentava vendendo lanches e artesanato no bairro.
Os argentinos e a brasileira eram vizinhos de Izaida Amorim, que trabalha como empregada doméstica no Rio. Segundo a polícia, Cláudio Iglesias, que mora no Brasil há l2 anos, disse em que pediu consentimento a Izaida para levar Samanta para Salvador. Izaida negou que tivesse dado consentimento, de acordo com a polícia.
A delegada Regina Célia afirmou que, apesar de Izaida ter a posse de Samanta, é a Justiça quem vai decidir com quem ela ficará. ``Ninguém pode obrigar uma criança a viver com quem não quer", disse.
Samanta teria saído de casa em 4 de dezembro de 93. Anteontem, ela voltou ao Rio com a mãe, a advogada Cristina Leonardo e um agente da PF carioca que é responsável pela segurança da garota.
Em Salvador, Samanta não frequentava a escola. Na casa em Salvador, a polícia encontrou duas bicicletas e uma prancha de surfe.
Segundo a polícia, a brasileira Euzébia Maria Lima disse que Verena Amorim Duarte, 16, irmã de Samanta, também seguiu para Salvador, mas que ficou só um mês.
Ela teria engravidado e viajado para morar com o pai em Belém (PS). Samanta tem quatro irmãos. Dois moram no Pará com o pai.

Texto Anterior: Lei favorece municípios
Próximo Texto: Polícia reconstitui crime em Rio Preto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.