São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa da sede da prefeitura é interditada

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal do Abastecimento interditou uma das quatro copas da sede da Prefeitura de São Paulo ontem de manhã. Foram inspecionadas três das quatro copas do Palácio das Indústrias, no Parque dom Pedro 2º (centro).
A fiscalização encontrou alimentos com prazo de validade vencido. As copas não tinham dois requisitos de higiene: exaustores nos fogões e telas nos vitrôs. Na copa interditada -localizada no subsolo do prédio- também foram encontradas baratas e insetos, de acordo com os fiscais.
As outras duas estavam limpas.
O alimento preparado nas copas -café e lanches rápidos- é consumido pelos funcionários e, eventualmente, pelo próprio prefeito. Na maioria das vezes, Maluf manda trazer comida de casa.
Os alimentos irregulares foram destruídos no local. Eram 53,5 kg de café marca Cooman (vencido desde janeiro), 1,5 kg de farinha de rosca Fama, 0,5 kg de ervilha verde, 12 kg de feijão marca Piná, 0,5 kg de polvilho e 1 kg de trigo.
Luiz Colombo Jonke, diretor do Departamento de Inspeção Municipal de Alimentos, disse que em um caso como esse a Semab não pode aplicar multas. Ela faz a denúncia e manda uma intimação para a prefeitura pedindo que os problemas sejam resolvidos.
Sílvia Basaglia, nutricionista da prefeitura e responsável pelas copas, disse que sabia que o prazo do café estava vencido. Segundo ela, o problema é que o processo de compra de qualquer material -inclusive alimentos- na prefeitura costuma ser muito lento.
``Leva três meses para o produto chegar", reclama. Como o pó de café vencido não tinha alteração de sabor -o que, segundo ela, é garantia de qualidade-, Sílvia decidiu continuar usando-o.
Sobre os outros alimentos, ela disse que estavam em quantidades insignificantes.
Sílvia diz que a lei não exige coifas e telas em copas. ``Nós sempre pedimos a instalação destes itens para a administração, mas não nos atendem", reclama.

Texto Anterior: Alencar proíbe armas de brinquedo no Rio; Polícia carioca acha 3 mortos na zona sul; Adiada votação de projeto sobre bebida; Ação fecha três pontos de drogas na Mangueira; Policiais apreendem 1 t de maconha no Rio; Radar analisa fissura em túnel de rodovia
Próximo Texto: Pais suspeitam de erro médico na morte de filho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.