São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romênia inaugura reunião sobre o conde Drácula

Participantes de todo mundo bebem licor `draculina'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Fãs do mundo inteiro inauguraram ontem em Bucareste, a capital da Romênia, o primeiro congresso internacional sobre o conde Drácula.
"Estou certo de que Drácula está nos observando nesta sala, disse Nicolae Paduraru, presidente da Sociedade Drácula da Transilvânia, região da Romênia na qual nasceu Vlad Dracul, nobre que combateu invasores turcos no século 15.
A abertura do congresso foi brindada com "draculina, uma espécie de licor vermelho vendido a US$ 26 a garrafa.
Muitos dos congressistas dos EUA, Canadá, França, Reino Unido e Itália contestam as lendas e a imagem de vampiro sanguinário, celebrizada no romance "Conde Drácula, do irlandês Bram Stoker.
Alguns comparam o nobre ao ditador Nicolae Ceausescu, deposto em 1989. Ele tinha adoração pelo Drácula "histórico, que combateu invasores com tal ferocidade que ficou conhecido como Vlad, o Empalador.

Texto Anterior: Governo quer pena de morte
Próximo Texto: Vaticano ataca lei da eutanásia; Há mais intolerantes em Israel, diz núncio; Raio atingiu avião, diz investigação; Stones ultrapassam Beatles em leilão; Sapatos de Mandela são arrematados; Charles leva susto no Reino Unido; China executa 12 condenados à morte; Memória de estupro não é prova, diz juiz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.