São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

Julho de 92 - A Otan concorda em usar força quando necessário para fazer cumprir o bloqueio naval imposto pela ONU à Sérvia no mar Adriático.

Outubro de 92 - Caças da organização começam a patrulhar o espaço aéreo da Bósnia. A ONU declara o espaço aéreo da Bósnia protegido de vôos militares. Junho de 93 - Otan escolta transporte de tropas da ONU às regiões de conflito.

Agosto de 93 - Primeira ameaça ocidental de bombardear os sérvios bósnios perto de Sarajevo.

Fevereiro de 94 - Ultimato de dez dias dado pela Otan aos sérvios para retirar armas pesadas da região de Sarajevo fracassa. Então, caças dos EUA derrubam aviões sérvios, no primeiro combate da história da Otan.

Abril de 94 - Otan faz primeiro ataque aéreo contra forças sérvias em Gorazde, para proteger tropas da ONU que foram enviadas à região para tentar proteger as populações civis.

Agosto de 94 - Aviões ocidentais atingem peças de artilharia sérvia perto de Sarajevo.
Setembro de 94 - Três aparelhos da Otan atingem um tanque sérvio.

Novembro de 94 - Conselho de Segurança da ONU dá poderes para a Otan atingir bases de sérvios nacionalistas na Croácia. Ataque aéreo da Otan contra o aeroporto sérvio de Ubdina, na Croácia, que não teve resultados por causa de mau tempo. Dois jatos britânicos são atacados na Sérvia, mas escapam. A Otan ataca locais de lançamento de mísseis ar-terra em Bosanska, no noroeste da Bósnia, em retaliação pelo ataque aos ingleses.

Maio de 95 -Seis aviões da Otan atacam e destroem uma base da munição em Pale, perto de Sarajevo, depois que os sérvios bósnios se negaram a entregar armas pesadas para as tropas da ONU. Os sérvios começam ofensiva contra pontos protegidos pela ONU, que mata pelo menos dez pessoas.

Texto Anterior: Otan bombardeia reduto sérvio na Bósnia
Próximo Texto: Negociações entre governo russo e tchetchenos duram três horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.