São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negociações entre governo russo e tchetchenos duram três horas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Começaram ontem em Grozni, e foram suspensas três horas depois, as conversações de paz entre o governo russo e os rebeldes separatistas da Tchetchênia.
Durante a reunião, que começou às 11h e terminou às 14h (4h e 7h em Brasília, respectivamente), os dois países mantiveram as exigências que vinham fazendo antes do início das negociações.
Os russos querem que os tchetchenos aceitem a soberania russa na região. Os tchetchenos exigem que tropas russas deixem o local.
O enviado de Moscou a Grozni, capital da república separatista, Nikolai Semyonov, disse que as conversações podem ser retomadas dentro de dois ou três dias, depois que os negociadores consultarem seus líderes. Ele pediu que os chefes militares também participem das reuniões.
``O lado russo não está pronto para negociar", afirmou Usman Imayev, representante dos separatistas tchetchenos.
Ele disse que os rebeldes estão dispostos a encerrar a luta, mas não informou sob quais condições.
Os mediadores do encontro, ligados à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), não comentaram a interrupção das negociações.
Cerca de 50 tchetchenas fizeram manifestação contra a intervenção russa diante da sede da OSCE.
A OSCE havia pedido às partes que respeitassem um cessar-fogo durante as negociações. Mas houve tiroteios isolados em Grozni.
O comando militar russo informou que 8 soldados seus e 32 rebeldes morreram ontem na região.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Chineses pedem investigação de massacre de 89
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.