São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expectativa de vida é de 47,6 anos

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

A região canavieira do Nordeste acumula indicadores sociais semelhantes aos dos países mais pobres do mundo. A Zona da Mata de Alagoas, onde estão as usinas, apresenta índices de miséria maiores do que os do sertão do Estado.
Dados do Unicef apontam que a mortalidade infantil nos 100 municípios de Alagoas em 1994 foi de 80 mortes de crianças até um ano para cada mil nascidas vivas. Nos 57 municípios da Zona da Mata, a mortalidade infantil é de 200 para cada mil bebês nascidos vivos.
Esse índice é quatro vezes a média do Brasil que, segundo o Ministério da Saúde, foi de 50 mortes para cada mil nascidos vivos em 1994. A expectativa média de vida é de apenas 47,6 anos na região.
A expulsão dos trabalhadores das fazendas -onde os empregados dispunham de um lote de terra para cultivar meios de subsistência e criar pequenos animais- tem contribuído para agravar as carências alimentares.
(AC)

Texto Anterior: Demitidos moram em `cidade de lona'
Próximo Texto: Alagoas pede mais subsídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.