São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Noite divide cidade em quatro `guetos'

DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro ``guetos" surgem em São Paulo ao anoitecer. São grupos separados geograficamente, inimigos entre si, diferentes no jeito de vestir, falar e agir.
Mas o objetivo é o mesmo: beber, encontrar os amigos, paquerar. Se a noite render, pode-se acabar em ``um tchulirou", ``bangue-bangue", ``fazendo as coisas" ou ``dando uma".
Uma pesquisa inédita do Datafolha, feita este mês, mostra os contrastes entre as quatro regiões.
A leste da cidade, reúnem-se os que ``só pensam naquilo": são, em sua maioria, homens, solteiros, fãs de esportes e que saem à caça de jeans, moleton e boné. Quando encontram um ``broto", chegam perto, passam a mão nos cabelos da vítima e atiram coisas como ``sabia que você é linda?".
Os ``cabeças" gostam de cinema, teatro, MPB e defendem a legalização da maconha. São mais tímidos na hora da caça: gastam muito tempo na troca de olhares e, quando encontram uma ``deusa", esperam que ela se aproxime.
Inimigos declarados dos ``cabeças", os habitués da zona sul levam a sério os ditames da moda. Eles se acham mais bonitos, bem vestidos e de ``mais nível" que os demais. As mulheres de lá gastam três horas se arrumando para a caça e escolhem suas presas pelo cheiro (no caso, o perfume, sempre importado).
No extremo norte, os habitantes odeiam a turma da zona sul. Xingam os outros de ``metidos", ``playboys" e ``peruas". São fiéis defensores da região em que moram. Se divertem por lá e preferem não arriscar passeios nos bares dos Jardins. Eles são contra as drogas, mas bebem muito.
O DataFolha e a reportagem percorreram a Vila Madalena, Santana, Tatuapé, Jardins e Itaim, e traçaram os perfis de quatro tipos de boêmios.
Você prefere chope ou batida? Reggae ou MPB? Quando vê uma mulher feia, exclama: ``Kombi batida" ou ``pão com ovo"? Descubra no quadro ao lado qual é o seu hábitat noturno.

LEIA MAIS
Sobre os guetos de SP às págs. 3 a 5

Próximo Texto: Teste de DNA para solução de crimes `engatinha' no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.