São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

IPC-r acumulado vai a 32,8%

As categorias de trabalhadores com data-base em junho têm direito a um reajuste de no mínimo 32,88%. Este é o percentual acumulado do IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor em real) desde julho de 94.
O IPC-r de maio ficou em 2,57%, contra 1,92% em abril. No ano, a inflação acumulada por este índice é de 8,86%.
A lei 8.880, de maio de 94, determina que os salários tenham reajuste automático pelo IPC-r somente na primeira data-base após o Plano Real.
Assim, a data-base em julho será a última a ter o IPC-r automaticamente. O plano teve início em 1º de julho, mas o Dieese entende que esta data-base ainda terá direito ao IPC-r integral porque este índice não existia naquele mês. Foi aplicado pela primeira vez em agosto de 94.
O governo ainda não decidiu o que vai propor como nova política salarial. Se nada for proposto, valerá a livre negociação, defendida por alguns membros da equipe econômica, mas há resistências a isso. Lideranças governistas no Congresso defendem reajuste obrigatório pelo IPC-r na data-base para a parcela do salário até três mínimos (R$ 300).

Texto Anterior: Anote os reajustes de junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.