São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres conquistam conselhos de direção

Nos EUA, tendência é de crescimento

DO ``USA TODAY"

O número de mulheres que integram conselhos de direção de empresas aumentou em 14% no ano passado, contra apenas 1% em 1993, segundo o instituto de pesquisas Catalyst.
Mas a situação ainda está longe do equilíbrio: apenas 814 dos 1.790 cargos nas mil maiores empresas industriais e de serviços dos Estados Unidos são ocupados por mulheres.
Shelia Wellington, presidente do Catalyst, diz que os executivos-chefes estão percebendo que precisam de mais informações e contribuições do que aquelas que podem ser oferecidas por um conselho formado exclusivamente por homens.
Para 72% dos 325 executivos entrevistados pela Catalyst, recrutar mulheres para seus conselhos de direção é uma questão considerada prioritária.
Em primeiro lugar, porque ajuda a melhorar a imagem da empresa. A contratação de mulheres mostra aos funcionários e acionistas um comprometimento com a política de direitos iguais para ambos os sexos.
Em segundo lugar, para acrescentar uma perspectiva diferente às decisões tomadas pelos conselhos. Quase metade dos executivos-chefes entrevistados pela Catalyst esperam que uma mulher contribua com uma perspectiva diferente.
As empresas que colocaram mulheres no conselho foram orientadas por consultorias.

Tradução de Clara Alain.

Texto Anterior: Pai divide o consultório com os filhos
Próximo Texto: `O empregado é o maior ativo da empresa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.