São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios mantêm dois brasileiros como reféns

DANIELA ROCHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um segundo brasileiro está entre os 220 militares da ONU tomados como reféns pelos sérvios na região de Sarajevo, a capital da Bósnia, disse ontem o CCOMSEX (Centro de Comunicação Social do Exército).
O capitão do Exército João Batista Leonel estaria preso em um depósito de armas e munições. Leonel é parente do ministro-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Benedito Leonel.
O outro brasileiro detido é o capitão Harley Alves, 30. Especialista em guerra na selva e operações antiterrorismo, ele foi à Bósnia em setembro do ano passado e deveria ficar na região por um ano.
Ambos estão na região como observadores militares.
Após reunião de emergência, a Otan (aliança militar ocidental, liderada pelos EUA) emitiu um comunicado exigindo a libertação imediata dos reféns.
A organização também anuncia que as lideranças militares vão estudar “meios adicionais”para proteger as tropas da ONU na república da extinta Iugoslávia.
Pelo menos 93 dos reféns são usados como escudo humano contra ataques aéreos da Otan, cujos aviões atacaram dois depósitos militares dos sérvios na quinta e sexta da semana passada.
“Quase todo nosso pessoal no território dominado pelos sérvios está sob controle do exército sérvio da Bósnia. Eles estão cercados, ameaçados e efetivamente, como eu disse, o controle está sendo exercido pelos sérvios”, afirmou o porta-voz da ONU Gary Coward.
Mais de 150 dos militares que estão como reféns, são franceses.

Texto Anterior: Polícia chinesa detém dissidentes; Japão quer negociar com EUA na Suíça; Israel e Síria afirmam querer a paz; Taiwan e China vão negociar em julho; Japão enforca três condenados à morte; Ataque mata civis no porto de Áden
Próximo Texto: Dois soldados franceses morrem em Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.