São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Artigo; Blasfêmia; Salário de Covas; Fome de leão; Internet; Zumbi e Machado de Assis; Propriedade intelectual; Novo imposto; Petroleiros; Elite científica; Dom Lucas

Artigo
``Gostaria de esclarecer, em relação ao artigo do dr. Marcelo S. Berman, publicado pela Folha na seção Tendências/Debates de 24/5, que não tive conhecimento do seu texto até a manhã do dia de sua publicação. Tampouco sabia que o meu nome, bem como o de qualquer outro ali constante, estava sendo citado, e muito menos pedi para que isso ocorresse."
Odylio Denys de Aguiar, pesquisador do Inpe -Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos, SP)

Blasfêmia
``Através deste sagrado veículo, rogo a vós, ó paulistas! ó vascaínos!, que não blasfemeis contra a santíssima trindade do futebol universal. Respeitai a incomensurável legião de seguidores da doutrina rubro-negra. Em nome de Edmundo, Romário e Sávio, amém!"
Francisco Cabral (Jataí, GO)

Salário de Covas
``Muita confusão e muita controvérsia têm sido estampadas nos meios de comunicação a respeito do projeto de lei 74/95, que trata da extinção de 32 mil cargos em comissão que o governador deixou de nomear. Uma economia para o Estado de quase R$ 5 milhões. E também do reajuste salarial de 6.500 funcionários da administração superior do Estado. Ocorre que, por lei aprovada anteriormente pela Assembléia Legislativa, o salário do governador ficou atrelado obrigatoriamente a qualquer reajuste que se possa conceder a esses servidores e outros. É pública também a determinação do governador de não aceitar aumento do próprio salário."
Walter Feldman, líder do governo (São Paulo, SP)

Fome de leão
``Todo ano faço o Imposto de Renda do pedreiro e dos vigilantes que trabalham na casa em frente a minha. Pois não é inacreditável que este ano eles ainda vão ter que pagar mais imposto? 300 Ufir! E olha que um deles tem cinco dependentes."
Marina MacRae (São Paulo, SP)

Internet
``Como cidadão interessado e usuário Internet de longa data, pergunto: se é público e notório que o Brasil já dispõe de um `backbone' Internet, instalado para uso exclusivamente comercial e em pleno funcionamento por meio dos serviços da Embratel, o que impede a empresa de atender a famosa lista de mais de 25 mil usuários cadastrados?"
M. F. Gouveia (Rio de Janeiro, RJ)

Zumbi e Machado de Assis
``Durante muito tempo foi omitida a origem étnico-racial de personalidades negras brasileiras, como Machado de Assis. Até recentemente, ele era considerado como sendo branco. Nomeá-lo negro era mencionar um aspecto negativo de sua biografia. Os episódios envolvendo o artigo de Luiz Mott -as críticas iradas e o atentado sofrido- demonstram como é importante, sim, numa sociedade preconceituosa, nomear a preferência ou as possíveis preferências sexuais das pessoas."
Maria Lucia de Barros Mott, historiadora (São Paulo, SP)

``O comportamento dos grupos de consciência negra, agressivo, ameaçando Luiz Mott, deixou bem claro que a homofobia está presente nas classes marginalizadas. Parabéns, Luiz Mott."
Vânia Galliciano, secretária de mulheres da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (Curitiba, PR)

Propriedade intelectual
``Considero importante alertar aos senhores senadores que a Organização Mundial de Propriedade Intelectual considera como microrganismos as células vegetais e animais mantidas em laboratório. Portanto, ao retirar do substitutivo da Lei de Patentes o parágrafo único do art. 18, que excluía essa definição, eles estão facilitando a concessão de patentes para células humanas. Com a alteração feita, abre-se a possibilidade de patentear plantas e animais transgênicos. É bom lembrar que o Parlamento europeu não aprovou a proposta relativa à proteção jurídica das invenções biotecnológicas que incluía a seguinte definição de microrganismo: art. 19 a) `O termo microrganismo se interpretará em seu sentido amplo, incluindo todas as entidades microbiológicas que podem se replicar, entre outras, bactérias, fungos, vírus, micoplasmas, riquetsias e células'."
Glaci T. Zancan (Curitiba, PR)

Novo imposto
``É lamentável que um governo que assumiu comprometido com a recuperação da credibilidade do poder público pense, sugira, sonhe, seja lá o que for, em restabelecer o IPMF para cobrir o calote dos poderosos ruralistas que debocham da nação não pagando seus compromissos bancários. Quanto à saúde, não seria mais honesto coibir o roubo e punir os fraudadores, recuperando os recursos desviados?"
Humberto A. M. Fadini (Petrópolis, RJ)

Petroleiros
``Intransigente é o governo, que fez um acordo com os petroleiros e não o cumpre. Intransigente é o TST, que julga politicamente a greve, não buscando o acordo entre as partes e não reconhecendo os acordos firmados anteriormente. Intransigentes são os setores da imprensa, parciais. Intransigente é o governo, que quer dar 200% de aumento aos deputados e ministros e não aceita negociar aquilo a que os petroleiros têm direito."
Anastácio Pinto G. Filho (Salvador, BA)

``Que saudade daquela irritante musiquinha do caminhão de gás."
Jorge Ulisses Batistuci (São Paulo, SP)

Elite científica
``A reportagem `Quem é a elite científica brasileira', com a foto de um robô, induz o leitor a achar que se trata de uma reportagem de tecnologia. Principalmente porque o termo cientista tem sido usado indiscriminadamente para ciência pura e tecnológica na imprensa nacional. Só uma análise atenta da reportagem leva o leitor a concluir que o ISI não levanta dados de revistas tecnológicas. A falta de rigor dá a entender que os cientistas (tecnologistas) que têm feito a grandeza do Brasil estão fora da `elite' dos cientistas por não terem sido citados no ISI."
Abelardo A. de Queiroz, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC)

``A publicação da lista dos cientistas mais citados já está produzindo alguns efeitos. Um deles é a perplexidade de alguns que julgavam estar sendo citados pelo trabalho que realizam e não se encontravam na lista. Tenho uma proposta: a Folha colocaria o banco de dados em um computador ligado à rede Internet. Para isso, oferecemos um dos servidores Unix do Instituto de Química da USP para que toda a comunidade possa ter acesso a ele via FTP anônimo. Seria um bom serviço prestado aos cientistas brasileiros."
Walter Colli, diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Dom Lucas
``Que alegria podermos ter na presidência da CNBB um grande cardeal como d. Lucas Moreira Neves, tão fiel ao santo padre, o papa, fiel à sagrada tradição da Igreja e ao seu ministério! Que Deus o ilumine e o abençoe, para que, como ele tanto deseja, voltem à Igreja Católica aqueles que a deixaram pelo esvaziamento da fé e da doutrina."
Felipe R. Q. Aquino (Lorena, SP)

Cultura
``O cenário das políticas públicas na área cultural é desolador e preocupante. Ou a sociedade civil se mobiliza já, em defesa de políticas públicas voltadas para o conjunto da sociedade, ou pouco poderá ser feito se consolidada a tendência dessa hegemonia sucateadora."
Caio Magri, presidente da Associação Pró-Cultura do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A universidade brasileira e a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.