São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

no reino do virtual

CRISTINA ZAHAR

A Casa Cor 95, principal exposição das tendências da decoração paulistana, abre as portas nesta terça-feira, 30, ampliada. Nesta nona edição do evento, 73 expositores -entre decoradores, arquitetos e paisagistas- criaram 55 ambientes numa casa de 6.000 m2 de terreno e 1.500 m2 de área construída.
A mostra, organizada como sempre pela dupla Yolanda Figueiredo e Angélica Rueda, deve refletir a polarização de estilos que vem orientando os interiores em 95. Há a linha "tudo natural, com materiais como linho, palha e madeira, que vem ganhando força desde o ano passado. E a linha "hi-tech, que traz tecidos sintéticos, pisos emborrachados, alumínio, poliéster e telas solares.
A dúvida é se, desta vez, a Casa Cor refletirá o conceito que já orienta os interiores dos 90, segundo o qual a casa é espaço de convivência e não cenário de ostentação -sai a sala de visita, entra a sala de estar.
"É a maior edição que já organizamos, festeja Yolanda. Nada parecida com a primeira, em 1987, que contou com apenas 19 expositores e recebeu 6.200 visitantes. Este ano, a expectativa é de que pelo menos 45.000 pessoas passem pela mostra contra 40.500 no ano passado.
O investimento é mantido em segredo. Sabe-se apenas que o evento agita o poderoso mercado da decoração e mobiliza um exército de cerca de 500 fornecedores, só na montagem de Casa Cor. Também funciona como uma vitrina para as empresas do setor, que aproveitam a data para fazer seus lançamentos.
Quadra decorada
Entre as novidades deste ano está a quadra de tênis decorada por Camilla Matarazzo, 39. Sua proposta não está exatamente na quadra de piso azul, mas fora. Além da tradicional -e obrigatória- cadeira do juiz e dos jogadores, ela vai instalar do lado oposto uma pérgola com cortina rolô para abrigar os espectadores do calor, espécie de camarote VIP. As cortinas são de tela solar (tecido em fibra de vidro revestido em PVC), que promete reduzir o calor em até 70%, sem perda de luminosidade.
"Chique simples
Para decorar o muro atrás da quadra, Camilla misturou tela solar com uma estrutura de alumínio expandido (gradinese), material que também pode ser usado como grade, alambrado, no piso ou em forros.
Na mesma linha sintética, encaixa-se o quarto de hobby do rapaz, idealizado por Conrado Malzone, 40. O piso e a parede são revestidos de borracha plurigomada, usada normalmente em indústrias. A iluminação usa e abusa de tubos de alumínio. Ele criou também um armário para pendurar a bike, ganhando espaço dentro do quarto. Rosa May Sampaio, 45, investiu em materiais naturais para montar o seu jardim de inverno. Aproveitando a moderna estrutura da casa, construiu um "U de vidro com estrutura de ferro. O chão é de ladrilho hidráulico e a ambientação inclui plantas, esculturas de pássaros em folhas de coqueiro e muito linho nos tecidos. Para completar, uma escultura de Krajcberg em madeira e quadros de pássaros de Portinari. "É um lugar para relaxar, afirma.
A decoradora Esther Giobbi, 42, adotou o estilo "chique-simples no make-up room (quarto de maquiagem). O piso é em vidrotil e as paredes são forradas de boltaflex, material plástico usado normalmente em barcos e que agora chega à decoração. As cortinas misturam seda e palha assim como os móveis, que mesclam palha e cromo.
"É um espaço que traz elementos naturais e sofisticados. Detesto coisas como gesso, avisa. Para compor o ambiente, há ainda uma mesa para massagem e uma penteadeira.
Na área de paisagismo, Suzana Galvão ficou responsável pelo pomar. Com 175 metros quadrados, ele será preservado em suas características originais. Suzana criou um jardim secreto inspirado no filme homônimo, com bancos e uma fonte. "Será refúgio e lugar de contemplação.
Yolanda adianta algumas surpresas: o escritório virtual de Roberto Migotto -um lugar de comunicação com o mundo; o solarium de Angela Lins de Moraes e a cave para estocar vinhos de Estevam Gehrke.

Texto Anterior: caretas do Brasil
Próximo Texto: a bicicleta da preguiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.