São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995 |
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Marketing ajudou a levantar ``...E o Vento Levou"
ZECA CAMARGO
Em 1939, as condições para um sucesso como ``...E o Vento Levou" eram quase as mesmas -com a ligeira diferença de que, naquela época, roteiro era coisa séria. É isso: ``...E o Vento Levou" deve parte do seu sucesso a uma grande campanha de marketing, cujo ponto alto foi a caça à atriz para o papel de Scarlett O'Hara. Parece até que Vivien Leigh já tinha sido escolhida, no meio dessa campanha, mas ninguém divulgou para não perder a promoção. O filme até hoje desperta curiosidade -e alguém pode até considerar este espaço pequeno para falar dos bastidores de ``...E o Vento Levou". Mas páginas e páginas poderiam ser gastas em especulações sobre o poder que Clark Gable realmente teve em desbancar o diretor George Cukor -que dirigiu apenas as primeiras cenas. Ainda sobre Clark Gable, é possível fuxicar sobre a ``comissão" que ele teria levado por ter sido ``emprestado" pelos estúdios da Metro para o produtor David O. Selznick. As discussões possíveis são inúmeras. Afinal, três anos de produção dão muita margem a mexericos. Porém, se você quiser alguns dados precisos para fantasiar em cima, aqui vai: 140 mil metros de filme rodado; custo de US$ 4 milhões (dólares da época); dez Oscars -um deles, o primeiro para uma atriz negra, Hattie MacDaniel. Pode partir disso e fazer seu próprio marketing do filme. Texto Anterior: FRASES Próximo Texto: O repórter que se traveste de personagem Índice |
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