São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marketing ajudou a levantar ``...E o Vento Levou"

ZECA CAMARGO
EDITOR DA ILUSTRADA

Hoje em dia filme que dá dinheiro em Hollywood é resultado de um bom ``casting", ou elenco, e muito marketing.
Em 1939, as condições para um sucesso como ``...E o Vento Levou" eram quase as mesmas -com a ligeira diferença de que, naquela época, roteiro era coisa séria.
É isso: ``...E o Vento Levou" deve parte do seu sucesso a uma grande campanha de marketing, cujo ponto alto foi a caça à atriz para o papel de Scarlett O'Hara.
Parece até que Vivien Leigh já tinha sido escolhida, no meio dessa campanha, mas ninguém divulgou para não perder a promoção.
O filme até hoje desperta curiosidade -e alguém pode até considerar este espaço pequeno para falar dos bastidores de ``...E o Vento Levou".
Mas páginas e páginas poderiam ser gastas em especulações sobre o poder que Clark Gable realmente teve em desbancar o diretor George Cukor -que dirigiu apenas as primeiras cenas.
Ainda sobre Clark Gable, é possível fuxicar sobre a ``comissão" que ele teria levado por ter sido ``emprestado" pelos estúdios da Metro para o produtor David O. Selznick.
As discussões possíveis são inúmeras. Afinal, três anos de produção dão muita margem a mexericos.
Porém, se você quiser alguns dados precisos para fantasiar em cima, aqui vai: 140 mil metros de filme rodado; custo de US$ 4 milhões (dólares da época); dez Oscars -um deles, o primeiro para uma atriz negra, Hattie MacDaniel.
Pode partir disso e fazer seu próprio marketing do filme.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: O repórter que se traveste de personagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.