São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

O taxista acidental

DALMO MAGNO DEFENSOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se eu pegar um táxi Opala, e lhe faltar o banco dianteiro do passageiro, estranharei. Se em poucos minutos o chofer não se revelar um empedernido malufista, como grande parte dos taxistas de São Paulo, ficarei desconfiado. E se ele for um sujeito gordinho, com o crânio em forma de bola de capotão, voz aguda e uma crosta de maquiagem no rosto, não restará mais dúvida: estarei no táxi do Gugu.
Na verdade, essa cena jamais acontecerá: Barbara Gancia revelou, em artigo incontestado, que o ``Táxi do Gugu" é mera encenação, com atores no papel de passageiros.
Nos esquetes, exemplos do augusto senso de humor. Um marreteiro derruba uma bandeja de minhocas no colo de uma senhora enojada. O motorista transporta muamba, e o passageiro vai preso por suspeita de contrabando. O carro é empesteado com cheiro de pum, para desconforto de duas passageiras. O motorista é um velhinho ``barbeiro", o passageiro assume o volante e é preso por falta de documentação. Ha-ha.
Triste mesmo é o episódio (gerou protesto de um leitor) que mostra um casal de imigrantes nordestinos, recém-chegados à rodoviária, rumando para a casa de um parente na periferia. A gracinha consiste em tirar a placa do número da casa desse parente, e colocá-la em frente a um terreno baldio. Ao chegar ao endereço indicado, insistentemente dado como certo pelo taxista/Gugu, o casal se desespera por não encontrar a casa e a pessoa que procuram. Pior ainda, descobrem que sua bagagem sumiu do porta-malas.
Não sei qual é a graça de uma história -pouco importa se é de mentirinha- que mostra gente humilde sendo trapaceada e assustada ao chegar à metrópole. Minha velha e indivisível avó Cristiniana, imigrante do sertão pernambucano, diria solenemente: ``brincadeira mais besta".

Texto Anterior: ``Malhação" é tão interessante quanto fazer ginástica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.