São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs de Sinatra marcam início

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

A histeria das fãs dos olhos azuis de Frank Sinatra é o primeiro fenômeno pop (leia trecho acima). Para Kureishi e Savage, quando soaram os acordes da guitarra de Elvis Presley, o pop já tinha história.
O ano é 1942, na Europa havia a Segunda Guerra Mundial, mas, longe da frente de batalha, sobretudo nos EUA, as mulheres estavam entrando maciçamente no mercado de trabalho.
O comportamento das ``bobbysockers", apelido dado às fãs de Sinatra, e a dimensão que o fato tomou na imprensa são os inícios ``visíveis". O ``invisível", por oposição, estava acontecendo nos guetos negros dos EUA.
Os anos 40 são um período de grande criatividade na música negra. Bandas de rhythm'n'blues, estilo que produziu faísca do rock quando se juntou à música caipira americana, estavam substituindo as big bands.
Na ausência do macho branco, os homens negros apareciam no cenário da cidade, com suas roupas extravagantes (os ``zoot suits", ternos de ombros largos e de cintura fina) e sua música ritmada. O pop, já na sua origem, fazia emergir o que estava cuidadosamente oculto: a energia sexual jovem, feminina e a sedução da diferença.
(BA)

Texto Anterior: CRONOLOGIA DO POP
Próximo Texto: Seleção obedece ótica britânica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.