São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

``West Side Story" é remontado pelo corpo de baile do Ballet de NY

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

O maior musical de todos os tempos, ``West Side Story", teve reestréia em Nova York, desta vez em suíte montada pelo corpo de baile do New York City Ballet.
``West Side Story" foi montado pela primeira vez na Broadway em 1957, quando boa parte dos bailarinos do NYC Ballet nem tinha nascido.
O astro desta montagem não está no palco. Ele é o coreógrafo Jerome Robbins, que dirigiu o elenco do musical há 38 anos e co-dirigiu com Robert Wise a versão em filme em 1961.
``West Side Story" é uma espécie de ``Romeu e Julieta" moderno. Duas gangues rivais de Nova York, os Puerto Rican Sharks e os Anglo Jets, duelam entre si enquanto Tony (Robert La Fosse) tem que enfrentar o líder dos Sharks, Bernardo (Jack Soto) para conquistar seu amor.
Para a primeira montagem, o coreógrafo Robbins fez uma pesquisa de vocabulário e gestos das gangues do Harlem Hispânico e do Village. A convivência foi tão intensa que Robbins acabou ficando amigo de líderes de gangues dos dois extremos da cidade.
Robbins disse, ainda durante os ensaios, que teve a surpresa de sua vida ao trabalhar com uma companhia de balé para montar ``West Side Story", descartando qualquer conflito de gerações. ``Eles estavam plugados, prontos para a montagem. Só levei a vontade adiante."

Texto Anterior: Pink Floyd lança CD com gravações ao vivo
Próximo Texto: Filme discute condição feminina no Irã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.