São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe rastreia o "gene do lobisomem"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma equipe internacional conseguiu rastrear o "gene do lobisomem" -que promove o crescimento exagerado de pêlos pelo corpo.
Homens com este gene ficam com o rosto e a parte superior do corpo cobertos de pêlos.
Mulheres com o distúrbio genético apresentam áreas cabeludas dispersas pelo corpo.
Devido a essas características, pessoas com esse distúrbio genético já se apresentaram em circos e "espetáculos de horrores" como lobisomens e homens-macacos -daí o nome dado, "gene do lobisomem".
O trabalho foi publicado na edição de junho da revista "Nature Genetics" por Pragna Patel, do Baylor College of Medicine, em Houston (EUA), e colegas mexicanos e americanos.
Eles identificaram uma família mexicana na qual o gene se manifesta há cinco gerações.
Segundo a pesquisadora, defeitos (mutações) no gene podem levar ao distúrbio.
Mas ela ressalta que a mutação apresentada pela família mexicana pode ser única.
Um outro artigo, na mesma edição da revista, informa que a pesquisa pode ajudar a entender o fenômeno do atavismo -em que características aparentemente eliminadas da carga genética de um indivíduo (como a identificada por Patel) aparecem em descendentes várias gerações depois.
"Atavismos são agora considerados fortes indícios sobre como é grande o potencial genético (das espécies)", escreveu Brian Hall.
"Até a perda de estruturas complexas, como pernas, em cobras, e caudas, no homem, não significa necessariamente que a habilidade de fazer essas estruturas também foi perdida".

Texto Anterior: Ministério do Trabalho recebeu 126 pedidos de aposentadoria excepcional
Próximo Texto: Descoberta causa rara de nanismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.