São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
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Anúncio irregular

FRANCESC PETIT

Estou espantado com a atitude que a Secretaria Municipal da Habitação tomou, interditando 20 outdoors e ``back lights". Que milagre a fez descobrir que justo esses outdoors e ``back lights" estavam em situação irregular?
Será que a mesma secretaria não vê milhares de faixas pela cidade, anunciando promoções, produtos e outros milhares de painéis clandestinos pintados em paredes, luminosos instalados em qualquer lugar, desfigurando as ruas da cidade? E será que a secretaria não vê acrílicos colocados em fachadas, sem nenhum padrão ou legislação?
Nas esquinas há tantos acrílicos e sinais luminosos que mal dá para enxergar os semáforos ou a sinalização urbana, sem falar dos folhetos e reclames que inundam as ruas. Todo esse caos visual da cidade está aí, impune, deixando nossa bela e querida São Paulo parecendo uma daquelas cidades caóticas do Extremo Oriente.
E logo uns outdoors, limpos, profissionais, que ajudam na estética moderna da cidade como padrão de propaganda externa, usada há muitos anos nos Estados Unidos, são penalizados e multados? Até pode ser justa a interdição, mas, se for esse o critério, primeiro vamos limpar a cidade do caos visual a que foi submetida.
Tenho absoluta certeza das boas intenções da secretaria em atender ao prefeito, que tenta de tudo para deixar São Paulo limpa e civilizada -o que é muito difícil-, mas o que me parece que deva ser feito é um programa extenso dos sinais externos da cidade, incluindo parques, jardins e sinalização oficial. Um projeto completo encomendado a gente que entende da matéria.
É simples. Muitas cidades que o prefeito admira já têm uma regulamentação para a matéria. Basta ver aquela que é mais conveniente, que mais se adapta ao caráter de nossa cidade e implantar. O atual prefeito tem todas as condições de fazer muito por São Paulo e, se conseguisse ordenar as placas, cartazes, outdoors, ``back lights", luminosos, acrílicos e fachadas em geral, além de retirar 50% dos postes e sinais inúteis, São Paulo ficaria com uma cara limpa e bela.
Voltando ao assunto ``anúncio irregular", gostaria de lembrar que um outdoor não é um anúncio; é popularmente conhecido como cartaz, um ``affiche" em francês, ou um ``poster" em inglês; anúncio é o que se publica em revistas e jornais. Também não é ``irregular", pois o anunciante que pagou a veiculação não está cometendo nenhuma irregularidade. Se o outdoor está colocado em local não permitido, deve ser retirado. Irregular foi a atitude da secretaria, que aproveitou o espaço pago pelos anunciantes para fazer propaganda da Prefeitura, tentando mostrar eficiência à população.
Outra coisa que gostaria de dizer ao prefeito, que tanto gosta da capital francesa, é que uma das coisas que tornaram Paris famosa no mundo inteiro foram os cartazes colados nas ruas da cidade, até como uma tradição; o mesmo ocorre em Los Angeles, onde os outdoors fazem parte da paisagem da cidade, que se tornou o centro mundial desse tipo de propaganda.

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