São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tela de Portinari em exposição no Itamaraty perde pedaço de pintura

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A tela ``Santa Cecília", de Portinari, que integra a mostra ``Arte Moderna Brasileira" e está em exposição no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), perdeu um pedaço da pintura de cerca de 0,5 centímetro.
A obra, avaliada em US$ 800 mil, pertence à coleção Roberto Marinho, o proprietário das Organizações Globo.
Organizadores e técnicos que cuidam da exposição, e não querem se identificar, apontam o excesso de calor como causa do problema. Desde que a mostra foi aberta, no dia 15 de maio, eles reclamam do calor no interior do Palácio do Itamaraty.
O calor aumentou com a frequência do público e a iluminação da exposição. A mostra está montada em um salão do subsolo do ministério. Por precaução, o ar-condicionado do salão está desde o início da semana ligado ininterruptamente.
A coordenadora da coleção, Sílvia Roesler, considera ``normal" o que aconteceu e nega que o problema com a tela ``Santa Cecília" tenha ocorrido por excesso de calor. ``O quadro está hiper bem conservado", disse.
Segundo Roesler, com o tempo a superfície pictória da tela passa a ter pequenas rachaduras, chamadas craquelê.
As restaurações não eliminam as rachaduras, apenas tentam fixar a camada de tinta na tela para que ela não caia. Mesmo com este cuidado, porém, pode acontecer de cair um pedaço da pintura no transporte, segundo ela.

Texto Anterior: Rede vai atrás de recursos privados
Próximo Texto: Preços chocam Silvio de Abreu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.