São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
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IBM investe mais na disputa pelo mercado de sistemas operacionais

DA REPORTAGEM LOCAL

A IBM Brasil resolveu tentar tomar da Microsoft um pedaço do mercado de sistemas operacionais de microcomputadores, os programas que controlam as funções básicas do equipamento.
Para isso, fechou acordo com a Alcatéia, que vai vender micros com o ``OS/2 Warp", da IBM. A intenção da Alcatéia (tel. 011 222-9133) é vender 10 mil cópias do sistema até o final do ano.
O preço abre vantagem para a IBM. Enquanto só o ``Windows 3.1" da Microsoft sai nas lojas por volta de R$ 195 (versão completa em português), o ``OS/2 Warp" em CD-ROM, integrado a ``Windows" e DOS e a mais uma série de aplicativos custa R$ 169.
A ofensiva da IBM nesse mercado é mundial e envolve mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, afirma o gerente Rogerio Marcos de Oliveira.
No ano passado, a empresa investiu US$ 6 bilhões -``mais que os US$ 4 bilhões do faturamento da Microsoft", alfineta Oliveira.
A magnitude dos recursos, no entanto, não abala a Microsoft. Ela também esgrime números: o ``Windows" tem 90 milhões de cópias vendidas no mundo, contra 8 milhões de cópias do ``OS/2", 70 mil delas no Brasil.
Sérgio Viana, gerente da Microsoft, diz que a empresa já vendeu, nos EUA, 500 mil cópias beta (de experiência) do ``Windows 95".
No Brasil, a cópia está saindo por R$ 35 e pode ser encomendada pelo tel. (011) 251-0299.
A data para a chegada do ``Windows 95" continua sendo agosto, diz Viana. Antes disso, no final de junho, a IBM pretende estar distribuindo o ``Warp Connect". O programa inclui o ``Lotus Notes", que tem as portas para conexão com as principais redes.

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