São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patriot FT-4.000 tem bom desempenho

EDUARDO MARQUES; ONOFRE TRINDADE JR.; MARCOS JOSÉ SANTANA; REGINA HELENA CARLUCCI SANTANA; NIVALDI CALONEGO JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Patriot FT-4.000 é um micro portátil com processador Intel 486DX2 (velocidade de 66 MHz) que vem com recursos multimídia, como um sistema de áudio que inclui microfone embutido e placa de som estéreo.
O desempenho do Patriot é considerado bom. O disco rígido apresenta boa capacidade e tempo de acesso aos dados compatível com o de outros equipamentos da mesma categoria (leia quadro ao lado).
A memória principal (4 Mbytes) é pequena. Deveria ser de 8 Mbytes para permitir a execução com melhor desempenho de alguns programas mais exigentes. Aliás, 8 Mbytes de memória já é o padrão hoje em dia.
A qualidade da tela de cristal líquido é aceitável, apresentando alguma dificuldade de visualização com a variação do ângulo de visão do usuário, característica das telas de matriz passiva.
A velocidade de transferência de caracteres do vídeo é regular para essa classe de máquina.
A duração da bateria é pequena, apesar de o notebook apresentar vários recursos que elevam consideravelmente seu tempo de utilização.
Um desses recursos é o congelamento do processamento (suspensão temporária da atividade de processamento de dados, desligamento da tela e do disco rígido).
Entretanto, se a bateria acabar com o notebook nesse modo, o trabalho que estava em andamento quando o processamento foi congelado é perdido.
A qualidade elétrica e mecânica do produto testado é regular. O teclado é preciso e agradável ao uso.
A capacidade de expansão do sistema é considerada ótima.
A documentação deixa a desejar, principalmente por ser em inglês e não vir acompanhada dos manuais dos programas ``MS-DOS" e ``Windows".
Um ponto de destaque é o manual de referência para instalação de cartões PCMCIA -dispositivos do tamanho de cartões de crédito que permitem ligação a redes de computadores, transmissão de dados e outras facilidades.
A relação custo/benefício é boa, principalmente em função do processador, dos recursos de som e da capacidade do disco rígido.

Colaboraram MARCOS JOSÉ SANTANA, REGINA HELENA CARLUCCI SANTANA e NIVALDI CALONEGO JR.

Texto Anterior: IBM investe mais na disputa pelo mercado de sistemas operacionais
Próximo Texto: Sistema pode receber uma bateria extra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.