São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder propõe mudar programa do PSDB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PSDB -partido do presidente Fernando Henrique Cardoso- deve mudar seu programa para adaptá-lo às idéias do governo.
``Precisamos ajustar o programa do partido ao programa do presidente da República", defendeu ontem o líder na Câmara, deputado José Aníbal (PSDB-SP).
Aníbal disse que algumas propostas do governo estão em desacordo com o programa do partido.
Há um ano e meio, por exemplo, o PSDB saiu em defesa dos monopólios estatais do petróleo e das telecomunicações.
O documento, aprovado por aclamação no congresso do partido, em 1993, é a principal arma de um grupo de oito deputados tucanos que vota contra a quebra dos monopólios na reforma constitucional proposta por FHC.
``O governo do presidente Fernando Henrique é mais liberal que social-democrata", critica o deputado Tuga Angerami (PSDB-SP), um dos dissidentes na votação da reforma constitucional.
Segundo o líder José Aníbal, o papel do Estado na economia é um dos pontos do programa que precisam mudar porque o partido agora ``tem a perspectiva do poder".
Em favor das mudanças, ele argumenta que o programa de governo foi aprovado por 34 milhões de votos nas eleições presidenciais.
``Na área da educação, há uma sintonia entre os dois projetos, mas precisamos fazer um ajuste em relação ao papel das empresas estatais", avaliou o líder.
Os ajustes deverão também atingir as propostas para a Previdência Social, que serão apreciadas pelo Congresso no segundo semestre.
Não será a primeira mudança na doutrina do PSDB. Quando foi fundado, em 1988, tinha como principal bandeira a adoção do parlamentarismo.
Nesse regime de governo, o chefe do poder Executivo é o primeiro-ministro e não o presidente da República. A indicação do primeiro-ministro depende de aprovação do Congresso, que tem, inclusive, o poder de destituí-lo.
A bandeira ficou definitivamente afastada na campanha de FHC à Presidência. Mas ainda aparece entre as principais ``diretrizes básicas" do programa do PSDB.

Texto Anterior: Governo regulamenta acesso à Internet
Próximo Texto: "Esse governo é nosso", diz ACM a peemedebista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.