São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios terão guarda para vigiar reserva

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Os índios waimiri-atroari do Amazonas terão uma guarda florestal para vigiar os limites de sua reserva.
O projeto está sendo desenvolvido pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e deverá ser financiado pelo governo do Estado.
A concessão de meios para vigiar a reserva -como carros e pagamento de guardas- foi uma exigência dos índios diante do início do asfaltamento da estrada BR-174, que corta a reserva.
Segundo a Funai, a obra só poderia ser feita se os índios concordassem.
Uma equipe de engenheiros agrimensores chegou a ser expulsa da área pelos índios. Em abril, eles organizaram uma comissão para negociar com o governo do Estado, que cedeu às exigências. O governador Amazonino Mendes enviou uma carta aos índios se comprometendo a financiar a proteção à reserva.
A reserva dos waimiri-atroari ocupa 2,2 milhões de hectares nos Estados do Amazonas e Roraima e abriga uma população de 656 índios. A estrada corta 53 km da reserva, unindo Manaus a Boa Vista e possibilitando o acesso à Venezuela.

Texto Anterior: Febre mata 3 crianças em Minas
Próximo Texto: Os salários das professoras no Maranhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.