São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerqueira confirma declarações a comissão

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário da Segurança Pública do Rio, general da reserva Nilton Cerqueira, 64, confirmou à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados que deu aos policiais ordem para atirar primeiro contra criminosos.
A confirmação consta de ofício enviado anteontem por Cerqueira ao presidente da comissão, deputado Nilmário Miranda (PT-MG). O ofício foi obtido com exclusividade pela Folha. No texto, Cerqueira diz que ``o policial deve atirar primeiro do que o seu agressor (sic) para não morrer".
O secretário afirma que ``a lei não exige que o policial espere o marginal atirar primeiro" e que ``basta a iminência de agressão para a defesa ser legítima".
Segundo a resposta de Cerqueira, ``cada policial morto em combate ao crime constitui o vilipêndio (desprezo) da sociedade por ele representada nesse momento".
Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos interpelou o secretário sobre as declarações a favor da morte de criminosos. Cerqueira telefonou para Miranda para reclamar sobre a interpelação.
``Ele me disse que é muito fácil falar sobre direitos humanos em Brasília e que difícil era subir os morros do Rio", disse Miranda.

Texto Anterior: 'Mal-entendido' causa morte de PM em ônibus
Próximo Texto: Posto atende 1.400 pessoas em SP no dia contra fumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.